quinta-feira, 30 de abril de 2015
Os maios
EM LOUVOR DOS QUE MANTÊM AS BOAS TRADIÇÕES
OS MAIOS
Como todos sabemos, o modo de vida das nossas gentes tem-se alterado muito ao longo dos tempos, deixando cair no esquecimento muitos dos ensinamentos e tradições que eram característicos dos nossos antepassados.
Já no início do século passado, o padre Ernesto Ferreira referia-se aos Maios como uma “simples manifestação da poesia com que a alma popular celebra a sua comunhão com o renovamento da natureza” e manifestava o seu desejo de que os mesmos não desaparecessem “da rica mina dos costumes micaelenses”.
Graças à dedicação de alguns particulares, contando ou não com incentivos das mais diversas entidades, a tradição dos Maios ainda perdura no nosso concelho de tal modo que este ano foi possível vê-los em diversas freguesias.
Para potencializar e divulgar a tradição no concelho e fora dele, sugiro que, independentemente das iniciativas a serem tomadas pelas diversas juntas de freguesia, o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, em cada ano, quer promova ou não um concurso, faça a divulgação prévia de todas as casas do concelho que participam na iniciativa, indicando rua e número de porta.
Aproveito para saudar, nas pessoas dos senhores Jaime Manuel Arruda Feitor e João de Brito Fanfa Ponte, moradores na Ribeira Seca, todas os vila-franquenses mantiveram este ano a tradição bem viva.
Vila Franca do Campo, 26 de Junho de 2014
Teófilo José Soares de Braga
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário