quinta-feira, 27 de abril de 2017

Desabafos de um ecoponto


Desabafos de um ecoponto

Numa altura em que só se fala de grandes projetos, tão grandes como a megalomania dos seus promotores, importa ver o que se passa no terreno. Assim damos a voz ao ecoponto colocado na Rua Capitão Manuel Cordeiro, no Pico da Pedra, que recebe, diariamente, visitantes de toda a freguesia e não só.

sábado, 15 de abril de 2017

Hoje, pelas 16 h e 30 min, voltei a receber a visita de um senhor e de uma menina que numa carrinha trouxeram vários baldes cheios de restos de mondas, muitas ervas daninhas e muita terra e que quase encheram o contentor de resíduos sólidos indiferenciados.

É uma pena verificar a ignorância de algumas pessoas ligadas de algum modo à agricultura. Com efeito, os materiais depositados nunca deviam ter saído do terreno onde estavam. As ervas, depois de apanhadas, deveriam estar a fazer cobertura do solo, evitando o crescimento mais rápido de outras, ou deveriam ser usadas na produção de composto, dispensando ou diminuindo o uso de adubos químicos.

Não percebo por que razão o meu município, tal como todos os outros, não faz uma campanha de educação a sério para que os ribeira-grandenses, sobretudo os que habitam em zonas rurais e que tenham quintais, façam compostagem doméstica. Era um alívio para mim e para eles seriam um ganho, pois para além de pouparem em fertilizantes para os terrenos ou hortas também poupavam em combustíveis.

domingo, 16 de abril de 2017

Como é habitual, aos fins de semana, rapidamente o contentor dos resíduos indiferenciados encheu-se em muito pouco tempo. Ao fim do dia já existiam vários sacos com resíduos colocados no chão.

Como a situação descrita repete-se todas as semanas, não entendo por que razão, em vez de estar um só contentor, não existe mais um para os resíduos indiferenciados, pelo menos enquanto a minha camara municipal e a junta de freguesia, que é uma eco freguesia, não chegarem à conclusão de que o melhor resíduo é o que não se produz e que é possível as famílias reduzirem os resíduos que encaminham para os ecopontos, sem haver qualquer diminuição da sua qualidade de vida.

Segunda-feira, 17 de abril de 2017

Hoje, tal como é habitual, chegou uma carrinha de uma empresa distribuidora de batata frita e colocou no contentor de papel uma grande quantidade caixotes de papelão. Tudo muito bem, se não distribuísse pelos restantes contentores os caixotes que não couberam no primeiro.

Outra empresa, distribuidora de fruta, também tem o hábito de depositar, no contentor destinado aos resíduos indiferenciados, caixotes de madeira e de papelão e quando estão em quantidades muito grandes deposita-os no chão.

terça-feira, 18 de abril

Tal como acontece praticamente todos os dias, este ecoponto é visitado por algumas pessoas que fazem uma pré-triagem de resíduos. Uns procuram metais, com certeza, para posterior venda, outros procuram algo que possam usar nas suas casas e há um casal que leva de tudo um pouco, como vestuário, pequenas peças de mobiliário e até pão e restos de alimentos que serão colocados por algum estabelecimento comercial ou distribuidor.

Nada a dizer sobre as atitudes de quem, não bafejado pela vida ou marginalizado, procura sobreviver na sociedade que é de abundância apenas para alguns. O que está mal é que a escolha de objetos é feita à custa do “esvaziamento” dos conteúdos de um contentor e a sua colocação no outro que está ao lado, ficando todos os resíduos misturados. Mas talvez não constitua problema, pois ouvi dizer que o que interessa é produzir mais resíduos para queimar.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 31215, 27 de abril de 2017, p. 14)

Sem comentários: