segunda-feira, 29 de abril de 2024

Mil-folhas


Mil-folhas

O mil-folhas, milefólio, erva-dos-carpinteiros ou milenrama (Achillea millefolium) é planta nativa da Europa que pertencente à família Asteraceae.

Trata-se de uma planta herbácea perene, rizomatosa, ereta e aromática que pode atingir de 30-50 cm de altura. As suas folhas são compostas, atingindo de 5 a 8 cm de comprimento. As flores são brancas.

Da mesma espécie é possível encontrar várias variedades que apresentam flores de cores diversas que são cultivadas com fins ornamentais.

O mil-folhas é uma planta de muito fácil propagação, pois multiplica-se facilmente por estacas ou por divisão da touceira.

O uso do mil-folhas na medicina popular micaelense parece-nos ser mais recente, pois não encontramos qualquer referência a esta planta em toda a literatura que consultamos sobre o assunto e a mesma nunca foi referida nas centenas que questionários que fizemos, com a ajuda de alunos e professores, na ilha de São Miguel, nos anos de 1988, 1989, 1990 e 1992.

Na ilha da Madeira, por seu lado, a planta é referida por Fátima Freitas e Maria da Graça Mateus na sua publicação “Plantas e seus usos tradicionais-Freguesia Fajã da Ovelha”, publicado em 2013.

Segundo as autoras referidas a planta que vimos referindo, também conhecida por macela-da-venezuela, na Madeira é “cultivada em jardins e naturalizada em beiras de caminhos, terrenos abandonados e pastagens” e apresenta os seguintes usos: “chá das folhas para estomago, intestinos, reumatismo, chagas e “todas as dores” …”

De acordo com Cunha, Silva e Roque (2003) o uso desta planta apresenta várias contraindicações e efeitos secundários pelo que devem ser tomadas precauções. De qualquer modo autores citados apresentam como principais indicações “dificuldades digestivas, disfunção hepatobiliar, anorexia”.

Sem comentários: