domingo, 12 de janeiro de 2025

Virusaperiódico (68)

 



Virusaperiódico (68)

 

Parte da manhã do dia 8 foi destinada à revisão do texto do livro “Plantas Maravilhosas” e a tentar obter fotografias de cravos e de milho-de-vassoura, mas com pouco ou nenhum sucesso no que diz respeito à segunda planta.

 

De tarde andei pela Ribeira Seca de Vila Franca do Campo a colher alguma fruta. As goiabas estão a terminar e as bananas são poucas.

 

No início da noite voltei à leitura do livro “A Planta do Mundo- Aventuras de Plantas e Pessoas”. Desta vez o texto era sobre a bananeira e as bananas. Vale a pena ler.

 

No dia 9 acabei a leitura do livro “A Planta do Mundo- Aventuras de Plantas e Pessoas” e li alguns textos da revista “Seara Nova”. Dediquei algum tempo ao ativismo ambiental e animal.

 

Por estar cansado e ter acordado muito cedo, por volta das 4 h, esqueci-me da Assembleia Geral da IRIS. Tenho dificuldade em ter atividades depois das 19 horas!

 

Comecei o dia 10 a divulgar a iniciativa “Festejos sem Artifícios” que me parece bem elaborada.

 

Passei pela Escola das Laranjeiras de manhã e de tarde acabei de ler os textos que me interessavam da Seara Nova e li algumas páginas da introdução a um livro sobre um político português e a resistência à ditadura de Salazar e Caetano.

 

Antes do Sol nascer li um texto sobre Mário Soares. Aqui fica uma sua frase, que mostra como algumas pessoas evoluem (?): «ou a corrente socialista consegue ter uma viva expressão operária - de modo a tornar -se num verdadeiro partido de classe - ou não haverá socialismo democrático em Portugal. O socialismo ao serviço da boa consciência burguesa é uma caricatura que não me interessa». Diz-se que colocou o socialismo na gaveta!

 

Apesar das previsões meteorológicas desfavoráveis, o dia 11 foi um grande dia de contato com a terra. Na Courela foram plantadas 3 nespereiras e 2 cafezeiros e estivemos a amarrar os quivis na sua latada. Na Ribeira Nova foram plantados 14 cafezeiros e feita a limpeza dos terrenos com o corte de feitos (Pteridium aquilinum).

 

Visitei a quinta de um amigo e aprecIei as suas plantas com destaque para os seus cafezeiros e papaeiras.

 

11 de janeiro de 2025

Sem comentários: