quinta-feira, 7 de agosto de 2025

8 de agosto- Dia Internacional do Gato

 



8 de agosto- Dia Internacional do Gato

 

O dia 8 de agosto de cada ano é dedicado a homenagear os gatos, estes animais fascinantes e a sensibilizar para a importância do seu bem-estar. Criado pelo International Fund for Animal Welfare (IFAW) em 2002, o objetivo é chamar a atenção para a relação histórica entre humanos e gatos, promover a adoção responsável e incentivar cuidados adequados, enquanto se alerta para questões ambientais e de proteção animal.

 

Com a criação deste dia, pretende-se valorizar o papel dos gatos como animais de companhia, promover campanhas de adoção e esterilização para evitar o abandono e a sobrepopulação, sensibilizar para os direitos e necessidades destes animais e alertar para os impactos ambientais de populações de gatos não controladas.

Ter um gato em casa traz inúmeros benefícios, como:

·         Companhia e afeto – Apesar da sua fama de independentes, muitos gatos são extremamente carinhosos.

·         Redução de stress – Estudos mostram que interagir com gatos pode diminuir a ansiedade e baixar a pressão arterial.

·         Controle de pragas – Caçam pequenos insetos e roedores.

 

Contudo, os gatos domésticos com acesso livre ao exterior podem representar uma ameaça significativa para aves, pequenos mamíferos e répteis. Em várias regiões do mundo, são considerados uma das espécies invasoras mais prejudiciais para a biodiversidade. Por isso, é essencial, esterilizá-los para controlar a população e mantê-los dentro de casa ou em espaços seguros.

 

O Coletivo Alice Moderno, alerta para o facto de o abandono de animais srt um problema grave e cruel. Um gato doméstico depende do seu tutor para alimentação, abrigo, cuidados veterinários e carinho. Ao adotar, assume-se um compromisso para toda a vida.

 

O Coletivo Alice Moderno considera que o Dia Internacional do Gato é, acima de tudo, um convite para amar, proteger e respeitar estes pequenos felinos – e lembrar que o seu bem-estar está nas mãos de todos nós.

 

Açores, 8 de agosto de 2025

Sem comentários: