Virusaperiódico (54)
Li que o Tribunal Penal Internacional expediu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro de Israel. Neste mundo, que anda de pernas para o ar, é mais fácil ele receber um prémio da paz do que ir parar a uma prisão qualquer.
No dia 23, impedido de ir trabalhar na terra, dediquei algum tempo ao ativismo ambiental e à leitura do romance de José Eduardo Agualusa. Para descansar um pouco a vista estive a ajudar a fazer limpezas na cave.
Comecei o dia 24 a ler sobre Óscar Wilde que escreveu o seguinte: “O progresso é a concretização de Utopias”. Sobre a “caridadezinha” a seguinte frase tirada da Wikipédia merece uma reflexão profunda:
"[...] a maioria das pessoas estraga suas vidas com um altruísmo insalubre e exagerado - são forçadas a isso, de fato, e assim são estragadas: ao invés de perceber seus verdadeiros talentos, gastam seus tempo resolvendo problemas sociais causados pelo capitalismo, sem eliminar a causa comum deles. Assim, pessoas preocupadas "seria e muito sentimentalmente dão a si mesmas a tarefa de remediar os diabos que veem na pobreza, mas seus remédios não curam a doença: eles meramente a prolongam". Para Wilde, "o objetivo adequado é tentar e reconstruir a sociedade de modo que a pobreza seja impossível".
Recordo que no dia 24 de novembro de 1906 nasceu o professor, pedagogo e poeta Rómulo de Carvalho/António Gedeão.
https://www.youtube.com/watch?v=DuGbpW-pGYg
Sem comentários:
Enviar um comentário