terça-feira, 5 de abril de 2016

Júlio Quintino um algarvio que se apaixonou pelos Açores



Júlio Quintino um algarvio que se apaixonou pelos Açores

Júlio Quintino foi meteorologista e geofísico do Observatório “Afonso Chaves” entre 1957 e 1975, que muito deu aos Açores, quer no que diz respeito ao desenvolvimento da ciência, quer como exemplo de participação cívica e política em condições bastante adversas.

Neste texto não mencionaremos a primeira dimensão, a científica, recomendando aos interessados a leitura do livro “Estudos de Geotermia e Geofísica e outros Escritos”, editado pela Sociedade Afonso Chaves. Sem pretender esgotar o assunto, vamo-nos limitar a fazer uma breve referência à participação de Júlio Quintino na construção de uma sociedade melhor.

Segundo a sua filha Joana Quintino, em texto publicado na “Açoreana”, revista da Sociedade Afonso Chaves, datada de Dezembro de 2001, Júlio Quintino “esteve próximo do MUD enquanto estudante, manteve-se atento a todas as manifestações e publicações que protagonizavam uma mudança: Seara Nova, O Tempo e o Modo, A República, o Comércio do Funchal …”

Mas, Júlio Quintino não se limitou a assistir passivamente aos acontecimentos, pelo contrário e apesar das suas limitações de saúde teve uma participação ativa, quer durante a ditadura, quer depois da chamada Revolução dos Cravos. Assim, ele foi um dos poucos que nos Açores se bateram pelo derrubamento do Estado Novo e, a seguir ao 25 de Abril de 1974, esteve com o Movimento Democrático de Ponta Delgada.

Nas eleições de 1969, foram candidatos pela oposição democrática Manuel Barbosa, João Silvestre e António Borges Coutinho. Júlio Quintino, que esteve para ser um dos candidatos, tendo sido proibido de o ser pelo Ministério das Comunicações, desempenhou um papel ativo. Com efeito, ele foi uma das pessoas que fez parte de um grupo de trabalho criado em Dezembro do ano anterior para preparar as eleições e que no mês de janeiro apresentou a Declaração de Ponta Delgada, algumas reuniões realizaram-se em sua casa que esteve sob vigilância da PIDE e foi um dos membros da mesa de uma sessão realizada, durante a campanha eleitoral, no Coliseu Micaelense, a qual segundo Manuel Barbosa contou com a presença de mais de 3000 pessoas.

Em 1970, Júlio Quintino foi um dos subscritores de uma carta aos deputados pelo Círculo de Ponta Delgada à Assembleia Nacional, Teodoro de Sousa Pedro, Deodato Magalhães de Sousa e João Bosco da Mota Amaral, a solicitar as suas diligências com vista à libertação de Jaime Gama que se encontrava preso em Caxias por ter participado num congresso da IUSY- International Union of Socialist Youth.

A 28 de Abril de 1974 realizou-se uma reunião onde foi eleita a Comissão Democrática Provisória de Ponta Delgada que se propunha, entre outras medidas, “promover a consciencialização das populações deste distrito, com vista a uma participação politica de que até agora têm estado afastadas”. Júlio Quintino foi um dos eleitos, os restantes foram: Álvaro Soares de Melo, engenheiro agrónomo, António da Silva Melo, licenciado em direito, Eduardo Pontes, empregado de escritório, Humberto Pereira, comerciante, Jacinto da Câmara Soares de Albergaria, engenheiro químico e Manuel Barbosa, professor.

Terminamos com um excerto de um texto intitulado “Contra os Profissionais do Oportunismo”, da autoria de Júlio Quintino, publicado no dia 1 de maio de 1974, no jornal “A Ilha”:

“Quarenta e oito anos na vida da Nação – tempo suficiente e tempo demasiado. Suficiente para institucionalizar o medo; demasiado para a vida dos opressores e dos oprimidos, demasiado ainda para a cupidez dos oportunistas e a saudade dos exilados.

A reconciliação, o diálogo aberto, a compreensão, o respeito mútuo, têm de ser as novas tónicas da vida nacional. Ninguém tem sede de sangue, mas de justiça; ninguém quer transformar o novo país num Chile esmagado pelas botas da soldadesca embrutecida”.

Será que estamos a construir hoje uma sociedade verdadeiramente democrática, onde os medos não têm razão de existir? Será que estamos a construir a sociedade mais justa por que lutou o Dr. Júlio Quintino e muitos outros antes e depois de abril?

Teófilo Braga

(Correio dos Açores, 30903, 6 de abril de 2016,p.11)

Sem comentários: