sábado, 21 de janeiro de 2023

EM MEMÓRIA DE EZEQUIEL MOÇO

EM MEMÓRIA DE EZEQUIEL MOÇO

Ezequiel Moço, assistente operacional da Escola Secundária das Laranjeiras, faleceu ontem.

Conheci o Ezequiel no final da década de 80 do século passado na Casa da Cultura da Ribeira Grande, quando nos encontrámos pela primeira vez, a convite do Mário Moura, para trocarmos selos.

Já colecionava selos há algum tempo e o Ezequiel que havia estado a estudar num país de Leste, não sei se na Checoslováquia, possuía selos daquele país muito bonitos

O Ezequiel era militante do PCP e eu, que havia pertencido a um partido da chamada estrema esquerda inimigo visceral do PCP, já não tinha qualquer ligação partidária desde meados da década de 80´. Apesar disso, nunca nos desentendemos e ao longo dos anos, até sexta-feira passada, conversávamos sobre tudo um pouco, desde a vida na escola, a vida política (pouco) e, ultimamente, sobre plantas, sobretudo sobre árvores de fruto que ele tinha no seu quintal.

Alguns anos mais tarde, voltei a encontrar o Ezequiel na Escola Secundária das Laranjeiras num concurso para guarda noturno de cujo júri fiz parte. Tendo sido admitido, ao longo dos anos sempre que nos encontrávamos trocámos dois dedos de conversa.

Antes da pandemia, o Ezequiel deu uma enorme ajuda ao Movimento da Escola Moderna que reunia aos sábados no Anfiteatro da Escola Secundária das Laranjeiras, ficando, sempre de sorriso na boca, a maior parte das vezes algum tempo, por vezes mais do que uma hora, para além do seu horário de trabalho.

Quando vou ao meu quintal, não me esqueço que o araçazeiro (goiaveira) vermelho foi-me oferecido pelo Ezequiel.

Por tudo, obrigado, Ezequiel.
22 de janeiro de 2023

Sem comentários: