terça-feira, 20 de maio de 2014

José do Canto e o seu jardim



Apontamentos sobre José do Canto e o seu jardim

Em texto anterior referi que José do Canto destacou-se entre os micaelenses que foram responsáveis pela criação de jardins no século XIX. Neste divulgarei um pouco da sua vida e obra.
José do Canto nasceu, em Ponta Delgada, no dia 20 de Dezembro de 1820, sendo filho de José Caetano Dias do Canto Medeiros e de Margarida Isabel Botelho. Faleceu a 10 de Julho de 1898, tendo sido sepultado na Ermida de Nossa Senhora das Vitórias, edificada na margem da Lagoa das Furnas.

O seu pai, o morgado José Caetano Dias do Canto e Medeiros (1786-1858) pai de dezanove filhos de dois casamentos empenhou-se na criação dos filhos. De entres estes, José do Canto distinguia-se pelo seu interesse, desde criança, pelos livros.
Em 1838, depois de ter aprendido as primeiras letras e frequentado aulas régias no Convento dos Gracianos, o seu pai revolveu matriculá-lo no Colégio de Fontenay-aux-Roses, em Paris, com vista, pensa-se, a prosseguir estudos universitários em França.

Pouco tempo depois de estar em França, ainda antes do final do referido ano, as saudades da família fizeram com que regressasse a São Miguel onde não terá ficado muito tempo, pois volta ao continente para frequentar os preparatórios da Universidade em Coimbra.

Ainda não se havia adaptado à nova vida quando o pai ordena o seu regresso para se casar com uma jovem morgada, sua prima, Maria Guilhermina Taveira Brum da Silveira (1826-1887), que José do Canto não conhecia, mas cujo dote, no dizer de Carlos Riley, “ofuscava todos os cursos universitários deste mundo”.

José do Canto, com 22 anos, casou-se com Maria Guilhermina, de 16 anos, a 17 de Agosto de 1842, passando a ser um dos maiores proprietários dos Açores, com terrenos nas ilhas de São Miguel, Faial e Pico.

A relação de José do Canto com a natureza caraterizou-se, segundo Carlos Riley, “sempre por interesses bastante mais científicos e racionalistas: explorar os campos segundo os princípios da emergente agronomia e ordenar, qual demiurgo do novo século, a natureza em parques e jardins ao gosto de uma sensibilidade estética caracteristicamente romântica.”

Para poder executar o que sonhava, José do Canto na primavera de 1846 vai a Londres, tendo aí visitado livrarias em busca das novidades sobre botânica e agricultura, visita viveiristas para escolha de plantas e contatou o arquiteto David Mocatta com vista ao desenho de um jardim e de um palacete que pretendia construir em Ponta Delgada.

Foram vários os jardineiros que estiveram ao serviço de José do Canto, tendo sido o inglês George Brown o primeiro. Tendo chegado a São Miguel, em 1845, segundo Isabel Albergaria,  “já nesse ano trabalha no delineamento das ruas, preparação dos solos e plantações”, seguindo “grosso modo” as diretivas de Mocatta.

O jardim, que foi sendo construído ao longo do tempo, em 1856, terá cerca de “1028 géneros e aproximadamente 6000 espécies”, segundo uma nota de Ernesto do Canto escrita numa página em branco do manuscrito “Enumeração das principais plantas existentes no meu jardim de S.ta Ana, na primavera de 1856”, da autoria de José do Canto.

Dez anos depois, Edmond Goeze, diretor do Jardim Botânico de Coimbra, ao verificar a “pobreza” botânica do seu jardim, vem a São Miguel com o objetivo de colmatar aquela falha, levando de cá cerca de mil espécies, a maioria delas (mais de 800) do Jardim José do Canto.

Em próximo texto, continuarei a dar a conhecer a obra de José do Canto, mas não me limitarei ao jardim.

Teófilo Braga

(Correio dos Açores, nº 30342, 21 de Maio de 2014)

Sem comentários: