terça-feira, 3 de março de 2015

Vilafranquense executado nos EUA


A execução de Sacco, Vanzetti e Medeiros

Nas minhas persistentes pesquisas sobre a vida e a obra de Alice Moderno, que venho fazendo há algum tempo na Biblioteca Pública de Ponta Delgada, encontrei alguns textos sobre a execução, no mesmo dia, 23 de agosto de 1927, de Nicola Sacco,  Bartolomeo Vanzetti  e Celestino Medeiros.

Em comum os três tinham o facto de serem emigrantes, nos Estados Unidos da América e de serem acusados de homicídio. Os dois primeiros eram italianos e o último português, natural de Água d’Alto, uma das freguesias do concelho de Vila Franca do Campo.

Os dois emigrantes italianos, militantes anarquistas, foram presos na sequência da morte de dois homens, ocorrida durante um assalto a uma fábrica de sapatos de Massachusetts, em 15 de abril de 1920. Por seu lado, o vila-franquense fazia parte de uma quadrilha que cometeu vários assassinatos.

Enquanto o vila-franquense confessou a sua participação nos crimes, os dois italianos sempre juraram a sua inocência e não conseguiram a absolvição, mesmo após outra pessoa ter confessado a autoria dos crimes.

De acordo com o Correio dos Açores, de 18 de Setembro de 1927, os três prisioneiros portaram-se de modo diferente nos momentos que antecederam a execução. Enquanto Celestino Medeiros nada disse os dois italianos não se remeteram ao silêncio.

Celestino Medeiros “apresentou-se impassível”. “Os seus olhos, sem expressão, vagueavam pelo pequeno grupo de testemunhas enquanto o ligavam à cadeira, mas não proferiu uma única palavra”.

Sacco, enquanto os guardas o amarravam à cadeira, exclamou: Viva a Anarquia” e acrescentou: Adeus, minha esposa e filhos, e todos os meus amigos” e, por último “Adeus, minha mãe!”

Vanzetti, que não manifestou qualquer sinal de nervosismo ou hesitação, por seu lado, proferiu as seguintes palavras: “Agradeço tudo o que têm feito a meu favor. Estou inocente de todo e qualquer crime, não só deste, mas de todos. Sou um homem inocente” e acrescentou: “Perdoo a algumas pessoas pelo que me estão fazendo agora!”.

Celestino Medeiros, filho de José Medeiros e de Maria da Conceição, chegou aos Estados Unidos da América em Novembro de 1905, com os pais e os seus seis irmãos, aos três anos de idade. O seu pai, homem honrado, tudo fez para dar uma boa vida à família mas acabou por morrer deixando “os seus entes queridos na miséria”.

Vivendo “num meio de privações, de desconforto e de necessidades”, Celestino Medeiros frequentou a escola de forma irregular não conseguindo obter uma escolaridade elevada e padecendo de “insuficiência mental e física” acabou por enveredar pelo caminho do crime.

Os dois italianos, por seu turno, foram vítimas de perseguição política já que, não tendo anteriormente sido acusados de qualquer crime, eram conhecidos pelas autoridades pelo facto de participarem em greves e terem atividades de agitação política e fazerem propaganda antiguerra, para além de serem assíduos leitores do jornal anarquista, com mais influência da América, “Cronaca Sovversiva.

O processo de Sacco e Vanzetti foi estudado por vários juristas, tendo um deles, Edmund Morgan, da Universidade de Harvard, em 1948, chegado à conclusão de que a sentença havia sido um erro judicial.

Por último, em 1977, Michael Dukakis, governador do Estado de Massachusetts, reconheceu que o tribunal havia cometido uma injustiça e reabilitou o nome dos dois emigrantes italianos executados 50 anos antes.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 30571, 4 de março de 2015, p.14)

Sem comentários: