quarta-feira, 31 de maio de 2023

AGRADECIMENTOS


AGRADECIMENTOS

Depois do que já ouvimos hoje, resta-me agradecer as palavras generosas dos dois amigos que me honraram ao terem aceitado fazer a apresentação deste meu livro que é o resultado de um trabalho coletivo em que estiveram envolvidos cerca de uma centena de antigos alunos meus, uma meia dúzia de colegas professores e mais de duas centenas de respondentes aos questionários que foram aplicados em várias freguesias da ilha de São Miguel.

O meu agradecimento a todas as pessoas que perderam o seu precioso tempo, depois de um dia de trabalho, para estarem presentes nesta sessão.

O meu muito obrigado, a quem, mais diretamente, contribuiu para que este livro visse a luz do dia. Aqui vão os seus nomes, esperando não me ter esquecido de ninguém:

Maria Helena Câmara, pelo prefácio, pelas fotografias que cedeu e pela disponibilidade para tornar possível a edição do meu trabalho, caso não fosse acolhida pela Letras Lavadas.

Raimundo Quintal pela leitura atenta do texto, pelas sugestões apresentadas e pelas fotografias que disponibilizou.

Gilda Pontes, pela cedência de fotografias e pela leitura do texto.

Segismundo Martins e Helena Medeiros pela leitura das provas tipográficas e pelas sugestões apresentadas.

Jorge Cardoso, Lúcia Ventura, José Pedro Medeiros e José Guilherme Couto Siva pela cedência de fotografias. No caso da Lúcia Ventura, não foram apenas as fotografias é também todo o trabalho que ela retira das minhas mãos o que me permite ter tempo para passar muitas horas no computador, nas bibliotecas e no campo a observar e a recolher imagens das plantas.

José Guilherme Machado pelas informações relativas ao uso das plantas medicinais na ilha de São Jorge.

Museu Carlos Machado, na pessoa do seu diretor João Paulo Constância, pela cedência de fotografias do álbum de Joaquim Cândido Abranches.

Editora Letras Lavadas, na pessoa do seu timoneiro Ernesto Resendes, que prontamente acedeu publicar este trabalho. Este agradecimento é extensivo a todos os que lá trabalham e estiveram envolvidos na produção deste livro, nomeadamente ao paginador Pedro Melo e ao autor da capa Jaime Serra.

Termino, citando duas pessoas que admiro: um filósofo e um matemático.

Agostinho da Silva não cobrava direitos de autor porque não tinha a certeza de ser o autor daquilo que escrevia e não tinha a certeza de que as ideias de alguém nasciam da cabeça desse alguém. Este livro como já afirmei no início, é um livro, de muitos autores. Contudo, todas as falhas, omissões e erros são da minha inteira responsabilidade. Mas, tal como o grande matemático Bento de Jesus Caraça afirmava, não receio o erro porque estou sempre disposto a corrigi-lo.

Quem tem amigos (e amigas) tem tudo. Muito obrigado.

(texto lido na apresentação do livro As plantas na medicina popular nos Açores)

Sem comentários: