terça-feira, 16 de março de 2010

Em conversa com a Coordenadora do Dep. de Ciências Físicas e Naturais


De acordo com a coordenadora do Departamento de Ciências Físicas e Naturais, “foi cerca de 70.000 €” a quantia que o seu departamento já arranjou à nossa Escola através de candidaturas a projectos externos a nós, projectos do CITECA. Bèlina Balanco explica que aquele dinheiro “serviu para aquisição de material para os laboratórios e material informático”.
É este o forte dos professores deste departamento – as constantes candidaturas aos vários projectos relativos à sua área científica. Por outro lado, a coordenadora revela que o segredo está “no trabalho de grupo, na cooperação e numa boa relação interpessoal.” Acrescenta ainda outro projecto, de âmbito interno, que é fruto do ambiente de trabalho vivido no seio dos professores das ciências: “o trabalho de equipa de 3 professores em simultâneo, nos 10.ºs e 11.ºs anos. A componente teórica é leccionada em simultâneo às três turmas por um dos professores com o apoio dos restantes, o que permite uma melhor planificação da aula e uma uniformização na transmissão dos conhecimentos tal como um melhor acompanhamento dos alunos. Em complemento existe outra aula que é leccionada por um dos professores com o apoio de outro, a cada turma.”
Desde grupo de professores, iremos aproveitar muita da experiência que já têm neste campo da candidatura a projectos. No que toca a iniciativas inovadoras, no campo dos apoios, as mesmas serão também por nós estimuladas. Teremos, todavia, de fazer uma avaliação caso a caso para verificar a eficácia das iniciativas.
O aspecto mais urgente de ser resolvido é o espaço. A coordenadora considera que começa a faltar um espaço condigno para a arrumação do material, pelo que a própria catalogação dos materiais muitas vezes não é feita da forma mais eficaz/prática, inviabilizando esta lacuna outras questões: falta de funcionalidade dos laboratórios (ocupação por aulas não prático/experimentais, condições físicas deficientes), o que dificulta a actividade experimental. Também nós gostávamos de ter uma escola com mais espaços… mas não podemos tê-los de um dia para o outro. O nosso compromisso, neste momento, só poder ser o de trabalhar na reestruturação de alguns espaços da nossa Escola, no sentido de servir, de forma mais eficaz, a comunidade educativa.

Fonte: http://todospelaesrg.blogspot.com/2010/03/em-conversa-com-coordenadora-do-dep-de.html

Sem comentários: