sábado, 18 de agosto de 2012

Ainda a Escola do passado: ordenados e crucifixos




Continuando a minha consulta aos documentos que pertenceram à professora do primeiro ciclo do ensino básico, Maria Ana Carreiro, encontrei dois cadernos onde ela registava as suas despesas e receitas: um relativo ao ano letivo de 1944-1945 e outro respeitante ao ano de 1946-1947.
Através de uma análise aos dois cadernos, verifica-se que, no primeiro ano letivo referido, o ordenado era de 766$30 e no segundo 869$30, no mês de outubro, tendo sido aumentado para 1008$50, no mês de Novembro de 1946. Tendo o cuidado de, com pormenor, analisar as despesas e as receitas, facilmente se chegará à conclusão que naquela época os professores não tinham uma vida desafogada. Com efeito, se a professora Maria Ana Carreiro não desse explicações, ela chamava lições, nomeadamente ao 1º, 2º e 3º anos e de admissão ao liceu, o seu ordenado mal daria para cobrir as suas despesas em alguns meses e noutros ficaria muito aquém daquelas.
Hoje, se continuarem os cortes salariais, incluo o não pagamento do subsídio de férias e do de Natal, a situação de muitos professores, que já não é boa, irá degradar-se tanto que muitos terão de recorrer a outras fontes de receitas, para equilibrar os seus frágeis orçamentos familiares.
O segundo aspeto que queria divulgar, hoje, está relacionado com a presença ou não de crucifixos nas escolas.
Antes de prosseguir, queria registar o facto de, para mim, ser indiferente a sua presença ou não. Considero que as crenças ou a fé, para além de não se encontrarem em qualquer parede, não se medem pelo número de crucifixos nas paredes de qualquer edifício. Contudo, também acho que sendo a escola pública laica e sendo o estado português laico não faz qualquer sentido a presença de cruxifixos e outras imagens religiosas nas escolas públicas, por isso aceito perfeitamente a afirmação do sociólogo Moisés Espírito Santo quando considera “sinal de civismo e maturidade” a sua não presença em escolas não cristãs.
Na década de quarenta do século passado, as circunstâncias eram outras e a polémica acerca dos crucifixos não se colocava. Pelo contrário, terá sido uma conquista para a professora Maria Ana Carreiro ter conseguido adquirir um para a escola do isolado local das Gramas, na Ribeirinha, o que só foi possível com a colaboração do “bom povo” da localidade.
No seu discurso proferido perante algumas autoridades, colegas e alunos, a professora Maria Ana Carreiro, depois de manifestar o seu embaraço por usar da palavra, justificou por que o fazia, dizendo que era grande a alegria por ver na sua escola alçada a Cruz de Cristo.
Para ela, “sendo a criança a mais carinhosa promessa da humanidade e a sua mais ridente esperança” era necessário envidar “todos os esforços na sua preparação para a vida” e acrescentou:
“Mas, nós, os professores primários, prepará-la-emos convenientemente, não só instruindo-a, porque a instrução só por si não basta. É até capaz de produzir monstros. É necessário aliar à instrução a educação, mas a educação cristã e tradicional do nosso querido Portugal.”
Depois de se referir a vários episódios da história de Portugal, sempre “à sombra da Cruz”, como a batalha de Ourique, os descobrimentos que tiveram um “duplo fim:- propagar a fé e dilatar o império”, a oradora ter-se-á referido à primeira república nos seguintes termos: “no entanto, durante algum tempo uma rajada de indiferentismo obscureceu o céu límpido da nossa Pátria e arrancou a tradição gloriosa de tantos séculos de existência cristã” e lembrou o que se estava a passar na Rússia e em Espanha.
Quase a terminar o seu discurso, como era costume na altura, a professora Maria Ana Carreiro falou na obra de António de Oliveira Salazar que foi Presidente do Conselho de Ministros, entre 1932 e 1968, nos seguintes termos:
“Foi por isso que o governo português sob a direção do grande estadista Dr. Oliveira Salazar, que muito se preocupa (com a preparação da juventude) com a educação das crianças, futuros homens, determinou que se colocasse a imagem de Jesus Cristo na escola, para lhes servir de modelo pela vida adiante, daquele Jesus que foi o maior pedagogo e só praticou o bem”.
Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 15 de Agosto de 2012)


Sem comentários: