quinta-feira, 25 de julho de 2013



RAZÕES DA MINHA CANDIDATURA


Nasci na Ribeira Seca de Vila Franca do Campo no seio de uma família de camponeses e lavradores. Vivi a minha infância e juventude num meio bastante humilde, onde a pobreza extrema afetava algumas famílias que foram obrigadas a emigrar em busca de uma vida melhor.

Com 17 anos assisti ao 25 de Abril que para além de ter determinado o fim de um regime autoritário terá suscitado a esperança de uma vida melhor para todos. Na altura pensava que os partidos políticos representavam diferentes classes, estratos sociais ou ideologias políticas e que cada um à sua maneira procurava o melhor para o país.

Pertenci a partidos políticos, colaborei com outros na minha qualidade de independente, nas eleições autárquicas votei na esquerda, no centro ou na direita, dependente dos respetivos candidatos e neste momento encontro-me completamente desiludido, pois cheguei à conclusão de que os partidos servem essencialmente os seus dirigentes, que para além de procurarem protagonismo, servem-se do poder para encontrar soluções para os seus problemas pessoais, os da sua família ou os dos seus amigos.

Hoje, dou a cara por uma candidatura independente à Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, porque acho que a democracia, mesmo a representativa, não deve nem pode ser exclusiva dos partidos que pela sua ação encontram-se desacreditados.

Também dou a cara por Vila Franca do Campo porque considero que o concelho merece uma melhor gestão, ao serviço dos munícipes e não dos caprichos de alguns.

Por acreditar que a democracia só existe se houver a participação efetiva de todos em tudo o que diz respeito à causa pública e como estou desiludido com todos os que se dizem meus representantes, candidato-me, numa lista de independentes à Assembleia Municipal de Vila Franca do Campo, na certeza de que não quero representar ninguém, mas sim ser a voz de todo os que me fizerem chegar as suas preocupações e os seus anseios.

Vila Franca merece melhor.
ALGUNS DADOS BIOGRÁFICOS


- Nasceu na Ribeira Seca de Vila Franca do Campo, onde frequentou a respetiva Escola do 1º Ciclo.
- Frequentou o Externato de Vila Franca, tendo sido o melhor aluno do 5º ano (atual 9º ano), no ano letivo 1972-1973.
- É bacharel em Ciências Físico- Químicas/ Matemática, pela Universidade dos Açores.
- Possui o Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar (equiparado a Licenciatura) pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho do Porto.
- É mestre em Educação Ambiental, pela Universidade dos Açores.
- Exerceu o cargo de Vice- Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária das Laranjeiras.
~Foi presidente do Conselho Executivo, do Conselho Pedagógico e da Assembleia de Escola da Escola Secundária da Ribeira Grande.
- É professor de Física e Química na Escola Secundária das Laranjeiras.
- Foi diretor da Agência Regional da Energia da Região Autónoma dos Açores.
- Foi presidente da direção da Cooperativa de Consumo do Pico da Pedra.
- Foi presidente dos Amigos dos Açores- Associação Ecológica.
- É membro de várias associações de defesa do ambiente e dirigente de associações de Protecção dos Animais.
- É autor e coautor de diversas publicações nas áreas da energia, do ambiente e do pedestrianismo, de que se destacam alguns roteiros de percursos pedestres no concelho de Vila Franca do Campo.
- Proferiu diversas comunicações em conferências e workshops, algumas das quais promovidas pelas Escola EBI de Vila Franca do Campo e Escola Profissional de Vila Franca do Campo.
- Na qualidade de membro dos Amigos dos Açores foi um dos redatores da proposta de classificação das Lagoas do Congro e dos Nenúfares como áreas protegidas.

- Foi e é colaborador de várias revistas e jornais, entre os quais A Vila, Terra Nostra e Correio dos Açores.

Sem comentários: