terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O percurso pedestre Poços- Calhetas


O percurso pedestre Poços- Calhetas

No passado dia 8 de dezembro tivemos a oportunidade de, na companhia de mais cinco pessoas, voltar a fazer o percurso pedestre entre a zona Balnear dos Poços, na freguesia de São Vicente Ferreira, e a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, na freguesia das Calhetas.

O trilho mencionado é plano, possui uma extensão de pouco mais de 6 km e, sem paragens, pode ser feito em aproximadamente duas horas. Assim sendo, é recomendado a todas as pessoas das mais diversas idades, não exigindo preparação física especial. Pela diversidade da paisagem, da flora e de elementos geológicos, também recomendamos a grupos escolares.

Nos Poços localizou-se a única fábrica de transformação de cetáceos da ilha de São Miguel, construída em 1934, que, em virtude do desleixo de quem devia zelar pela memória dos nossos antepassados e pelo património industrial da região, foi deixada cair, restando apenas uma chaminé.

A atividade baleeira ter-se-á iniciado, em São Miguel, no final da década de 80 do século XIX. Com efeito, em 1885 chegaram a esta ilha, provenientes do Faial, dois botes baleeiros e, no ano seguinte já se caçava nos quatro portos da costa norte e em Vila Franca do Campo.

Nos Poços há também o que resta de um moinho de vento, construído nos finais do século XIX e que pertenceu ao Eng. Santos Simões, que o adquiriu aquando da sua permanência em São Miguel e onde escreveu o seu monumental livro Azulejaria nos Açores e na Madeira, editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1963.

Entre a localidade dos Poços e a freguesia dos Fenais da Luz é possível encontrar, entre outras, as seguintes espécies da flora dos Açores: diabelha (Plantago coronopus), vidália (Azorina vidalii), tintureira (Phytolacca americana), usai-dela (Chenopodium ambrosoides) murta (Myrtus communis) e feto marítimo (Asplenium marinum). Também, entre as duas localidades, é possível encontrar algumas rilheira, sulcos deixados pelas rodas das carroças e carros de bois no basalto, que são a memória de um tempo em que o esforço humano e dos animais de tiro eram descomunais.

Uma nota digna de registo é a presença de algumas vidálias em flor no mês de dezembro, quando a bibliografia em geral aponta o período de floração entre abril e setembro.

Já nos Fenais da Luz, chamamos a atenção para o local designado por Buraco de São Pedro, de onde se pode observar a linha da costa que vai desde a Ponta da Agulha até à Ponta do Cintrão. Na paisagem, a Sul, sobressaem os cones de escórias do Complexo Vulcânico dos Picos.

O Morro de São Pedro, foi descrito por Gaspar Fructuoso, nas Saudades da Terra, do seguinte modo: “... de calhau e biscoito, que todo se corre, (onde pescam também de tarrafa e de cana), sai pouco ao mar uma ponta de terra, mais grossa que a outra chã, que se chama o Morro de Jácome Dias Raposo, por ser seu, onde está uma ermida de S. Pedro, que ali mandou fazer o mesmo Jácome Dias, homem nobre e poderoso ...”.

Tanto no Morro de São Pedro como ao longo do percurso é possível observar algumas espécies da nossa avifauna, com destaque para o pombo da rocha (Columba livia atlantis), o pardal (Passer domesticus), o canário da terra (Serinus canaria), a gaivota (Larus cachinnans), o garajau comum (Sterna hirundo), o milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o estrorninho (Sturnus vulgaris).

O percurso termina junto à igreja paroquial das Calhetas, a mais pequena e a menos populosa freguesia do concelho da Ribeira Grande, depois de termos caminhado sempre junto à costa, onde há a possibilidade de ver as bonitas piscinas naturais bem como os efeitos da erosão que afetam aquela freguesia

Ao longo do percurso, infelizmente, ainda se podem encontrar pequenos focos de lixos, com destaque para resíduos de construção e demolição perto do Buraco de São Pedro e resíduos domésticos na zona habitacional dos Fenais da Luz.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 30815, 23 de dezembro de 2015, p.11)

Sem comentários: