terça-feira, 17 de outubro de 2017

Alcanaitra e Alcoentre: Nem Ramiro III, nem Afonso Henriques. Prefiro o Derito


Alcanaitra e Alcoentre: Nem Ramiro III, nem Afonso Henriques. Prefiro o Derito

Ler para mim é uma obrigação profissional mas também é um prazer, sobretudo quando leio para ocupar o meu tempo livre ou quando leio para conhecer mais o mundo que me rodeia.
Se é verdade que leio de tudo um pouco, não é menos verdade que tenho uma predileção especial por ler biografias e memórias não só de chamadas personalidades que de algum modo se distinguiram a nível nacional ou internacional, mas também do denominado cidadão comum.
Neste momento estou a ler uma biografia de Marie Sklodowska Curie, a primeira mulher a receber um prémio Nobel e a primeira pessoa a ser galardoada com dois prémios Nobel e li há pouco tempo o livro “Alcanaitra e Alcoentre: Nem Ramiro III, nem Afonso Henriques. Prefiro o Derito” da autoria de Jorge M. Colaço, um colaborador d’ “A Batalha”, antigo órgão da Confederação Geral do Trabalho, jornal onde colaboraram vários açorianos, como Adriano Botelho, Jaime Brasil, Vitorino Nemésio e Aurélio Quintanilha e cofundador da Cooperativa Editora "Sementeira", em 1977, e membro da Direção/Administração da mesma entre 1988 e 1991.
Jorge Colaço, que tive o prazer de conversar no passado mês de agosto, era um nome que me era familiar pois foi diretor da revista Singularidades, uma publicação que assinei e que enquanto foi publicada deu uma “atenção crítica aos horrores da guerra, ao urbanismo desumano, às perseguições de todo o tipo, à desinformação massificada e alienante, à droga e seus negócios, às injustiças, às discriminações”. Para além do mencionado a revista apostou, também, “na divulgação de formas de vida e de modos de pensar alternativos e inconformistas; da política à poesia, da arquitetura às tecnologias alternativas, do cinema ao circo, da música à religião”.
O livro “Alcanaitra e Alcoentre: Nem Ramiro III, nem Afonso Henriques. Prefiro o Derito”, que daremos a conhecer, em parte, ao leitor, é o primeiro de Jorge M. Colaço, que segundo um texto publicado no jornal “A Batalha”, de Março/Abril de 2017, “trilhou um caminho muito próprio no anarquismo português: da participação activa na FARP-FAI a um libertarismo de cariz não-violento” que tem como referência principal Barthélémy De Ligt (1883-1938), pacifista antimilitarista libertário holandês que primeiro foi um pacifista cristão, tendo evoluído para o socialismo libertário”.
O autor que fez na vida um pouco de (quase) tudo, desde vindimador, escriturário, servente de copa, medidor orçamentista, moço de recados, empregado de mesa num restaurante, distribuidor de publicidade em caixas de correio, estagiário numa quinta de agricultura biológica, etc., no seu livro retrata uma variedade de situações não só relacionadas com a sua atividade profissional mas também com a sua militância cívica e política.
De leitura muito agradável para quem como eu devora biografias e memórias, o livro é também recomendado para quem aprecia poesia, pois no mesmo também há espaço para ela. Segundo o autor, a veia poética é uma herança de seu pai, a quem dedica o primeiro poema, de que deixamos aqui um pequeno extrato:
De ti, mal ou bem
herdei teus poemas
herdei o teu ritmo
herdei a tua mansidão
herdei a tua propensão para a paz

No livro, entre outros assuntos, Jorge M. Colaço recorda um jogo de futebol onde não havia adversários, o trabalho duro nas vindimas, em França, a detenção pela polícia política espanhola, que supôs que o autor e os seus companheiros de viagem andavam a espalhar propaganda contra o franquismo, a sua participação numa plantação de pinheiros e castanheiros em condições climatéricas bastante adversas, um discurso que fez no sétimo aniversário da “Modos de Ser – Associação Livre”, onde recordou que nela “não há politiquices, isto é, não há políticos profissionais mas, felizmente, há ideais, e o mais evidente de todos é o de defender e lutar pelo avanço da Liberdade, pela Justiça, pelo Pão, pela Fraternidade, pela Igualdade, pela Paz” e a homenagem que foi feita ao seu amigo José de Sousa Ramos, Professor Associado do Instituto Superior Técnico que contou com a presença do terceirense e amigo comum, Dimas Simas Lopes, médico, pintor, escultor e escritor, que para além de orador na cerimónia foi o autor da escultura inaugurada naquele dia.
Termino, referindo que Jorge M. Colaço também menciona no seu livro que foi bolseiro do projeto “Movimento Social Crítico e Alternativo: Memória e Referências” cujo objetivo foi a criação de um Portal na Internet baseado no “Arquivo Histórico – Social”, depositado na Biblioteca Nacional, que reúne espólios de antigos militantes sindicalistas e libertários, bem como das suas organizações específicas, sindicais e culturais.
Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 31358, 18 de outubro de 2017, p. 16)

Sem comentários: