quarta-feira, 23 de outubro de 2019

As alterações climáticas vistas por alunos do 7º ano de escolaridade



As alterações climáticas vistas por alunos do 7º ano de escolaridade

Com o objetivo de conhecer o que sabiam sobre a questão das alterações climáticas, tão faladas nestes últimos tempos, um professor do 3º ciclo do ensino básico decidiu inquirir os seus alunos sobre o assunto, apresentando as seguintes cinco questões:

- O que é o efeito de estufa?
- O que são alterações climáticas?
- Quais são as causas das alterações climáticas?
- Quais são as consequências das alterações climáticas?
- O que é possível fazer para combater as alterações climáticas?

Foram inquiridos cerca de meia centena de alunos, uma grande parte deixou o questionário em branco, alegando que não sabia nada sobre o assunto, a grande maioria não estava bem informada, muito poucos já tinha ouvido falar, mas faziam algumas confusões com outros fenómenos atmosféricos e apenas uma aluna mostrou que estava atenta ao tema e possuía conhecimentos muito bons.

Para os leitores ficarem com uma ideia sobre os conhecimentos dos alunos, abaixo, dou a conhecer algumas respostas às questões referidas.

Sobre a primeira questão, de entre as respostas, a maioria relacionava o fenómeno com as estufas para cultivo de plantas ou de ananases. Assim, um aluno respondeu que o efeito de estufa servia para cultivar o ananás, outro respondeu que era o aumento das temperaturas e que ajudava os vegetais, uma aluna explicou que o efeito de estufa ocorria “quando o Sol bate em vidraças num espaço fechado e fica abafado que não se consegue respirar”, outro referiu que era a diminuição da camada de ozono e outra apresentou uma resposta mais elaborada, tendo dado a seguinte explicação: “Quando a luz entra no planeta só uma parte dela sai. O efeito de estufa faz com que no seu interior fique com temperaturas mais altas do que a temperatura ambiente

Relativamente às alterações climáticas, as diversas respostas mostram que raros são os alunos que acompanham as discussões sobre o assunto e outros que as confundem com as normais mudanças de temperatura. Assim, houve quem respondesse que as mesmas serviam para comer, quem dissesse que eram as mudanças de estação, outros que as alterações climáticas ocorriam quando o tempo mudava “de chuva para sol” e houve quem respondesse que eram “as alterações que o planeta está a sofrer com a poluição”.

No que diz respeito às causas das alterações climáticas, a maioria dos alunos referiu que eram as estações do ano, o vento, o Sol e a chuva. Apenas duas alunas apontaram como causa a poluição.

A questão sobre as consequências das alterações climáticas foi a que teve mais respostas. Houve quem respondesse que as alterações climáticas provocavam constipações, doenças e alergias, que prejudicavam a camada de ozono e que podiam originar incêndios. O aumento do nível do mar devido ao descongelamento do gelo do Ártico também foi mencionado, tal como o desaparecimento de espécies e o surgimento de mais tempestades e furacões. Uma aluna, depois de ter referido o aparecimento de mais tempestades escreveu: “cada vez haverá menos condições para habitarmos neste planeta”.

Relativamente à última questão, o que fazer para combater as alterações climáticas, tal como aconteceu nas questões anteriores, as respostas foram muito diversas e coerentes com as que os alunos deram às anteriores. Assim, houve quem respondesse que era preciso ficar de vigia nas estufas e evitar incêndios, estar longe das flores, fruir a natureza, tratar bem o ambiente, diminuir a poluição atmosférica, por o lixo na caixa para não ir parar ao mar. A resposta mais elaborada partiu, como é óbvio, da aluna que nas questões anteriores mostrou que acompanhava mais o assunto. Segundo ela, deviam ser tomadas as seguintes medidas: “Reciclar o lixo, não andar muito de automóvel, não colocar o lixo no chão ou para o mar, não consumir muita carne e peixe, não consumir muito papel. Para que não abatem mais árvores, produzir a sua própria energia, ou seja, painéis solares.”

Face aos resultados obtidos, está aberta a possibilidade de os alunos fazerem um trabalho de projeto para aprofundarem os seus conhecimentos, cabendo ao docente orientar as pesquisas dos alunos que escolherão os subtemas em incidirá a sua investigação.
Teófilo Braga
Correio dos Açores, 31961, 23 de outubro de 2019, p.14

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