terça-feira, 13 de setembro de 2022

Quatro plantas da Rua Capitão Manuel Cordeiro- 1ª parte


Ao longo dos últimos anos, tenho feito o levantamento das plantas, espontâneas ou não, existentes nas diversas ruas do Pico da Pedra. Neste número do boletim “Voz Popular” dou a conhecer quatro plantas da Rua Capitão Manuel Cordeiro- 1ª parte.

Este ano, se não estou em erro, a Câmara Municipal da Ribeira Grande mandou plantar magnólias e paus-brancos para substituir as tílias lá existentes. Estando as plantas ainda muito pequenas, carecem de cuidados especiais, nomeadamente de uma proteção para evitar que sejam esmagadas pelos automóveis que entram ou saem dos estacionamentos.

A magnólia (Magnolia grandiflora) é uma árvore da família Magnoliaceae, de folha persistente, originária do sudeste dos Estados Unidos da América (Texas, Virgínia e Flórida).

A magnólia pode atingir 27 m de altura e uma copa com 20 m de diâmetro. Começa a florescer entre os 12 e os 20 anos de idade e entre nós o período de floração é entre os meses de junho e setembro.

O pau-branco (Picconia azorica) é um arbusto ou árvore perenifólia da família Oleaceae, endémica dos Açores, existente em todas as ilhas, exceto na Graciosa. O pau-branco, que pode atingir 15 metros de altura, floresce nos meses de março, abril e maio.

No passado, a madeira do pau-branco foi usada como combustível e no fabrico de alfaias agrícolas. Hoje, o pau-branco é raro em algumas ilhas, estando protegido por legislação regional e europeia.

A acácia (Acacia melanoxylon), que é espontânea na Rua Capitão Manuel Cordeiro, é uma árvore de folha persistente que pode atingir 15 metros de altura. O período de floração ocorre entre os meses de fevereiro e maio.

Originária da Austrália, a acácia, que existe em todas as ilhas dos Açores, exceto no Corvo, foi usada na agricultura, em sebes, e a sua madeira foi e é usada como combustível e agora menos na construção civil (traves, tábuas e mobiliário). É uma espécie que se propaga por semente com muita facilidade, sendo invasora em alguns lugares.

Também espontânea na citada rua é o incenso (Pittosporum undulatum), árvore perenifólia originária da Austrália, que pode atingir 25 m de altura.

O incenso que floresce nos meses de março e abril é muito usado em sebes e a sua madeira como combustível. A partir das suas flores obtém-se o afamado mel de incenso.

Apesar da sua utilidade, o incenso é uma planta invasora que ameaça a flora nativa dos Açores, estando incluído na lista de plantas invasoras (Decreto-Lei nº 92/2019).

Termino, manifestando o meu agrado com a tentativa do uso do pau-branco como planta de arruamento e sugiro a retirada das acácias e dos incensos, estes ainda muito pequenos, e a sua substituição por arbustos ornamentais.

Pico da Pedra, 14 de agosto de 2022

Teófilo Braga
Voz Popular, nº 201, setembro de 2022

Sem comentários: