sábado, 17 de dezembro de 2022

Uma palmeira-da-geleia, uma brassaia e algumas mélias no Pico da Pedra


Uma palmeira-da-geleia, uma brassaia e algumas mélias no Pico da Pedra

Ao contrário dos textos anteriores em que fiz menção a plantas existentes em ruas do Pico da Pedra ou em espaços públicos, hoje faço referência a três plantas existentes em espaços privados, mas visíveis para todos os transeuntes que passem na Rua Fernando Dias Martins Carreiro, na Avenida da Paz e na Rua da Saudade.

Na Rua Fernando Dias Martins Carreiro podem ser vistas duas palmeiras-da-geleia (Butia capitata).

A palmeira da-geleia é uma planta da família Arecaceae, originária do Brasil, Uruguai e Argentina que floresce geralmente nos meses de maio a agosto.

A palmeira-da-geleia, que normalmente possui uma altura com 3 a 5 m, é uma bonita planta ornamental que produz uns frutos comestíveis, chamados coquinhos, ricos em vitaminas A e C, que podem ser utilizados para o fabrico de sumos, gelados, compotas, geleias e licores.

Embora haja várias receitas para o fabrico do doce de coquinho, abaixo transcrevo uma delas, retirada o blogue O Avental da Ana (https://oaventaldaana.blogspot.com/):

Ingredientes: 800 g de frutos (pesados sem caroço) e 400 g de açúcar

Preparação: Colocam-se numa panela os frutos e o açúcar, leva-se ao lume até a fruta cozer. A seguir, com o auxílio de uma varinha mágica desfaz-se até ficar numa pasta grossa.

No passado dia 1 de novembro, ao passar na referida rua vi que os proprietários das palmeiras-da-geleia ofereciam a todos os interessados os frutos daquela planta, os coquinhos. A generosidade era tanta que também cediam sacos para o transporte. Uma brilhante ideia, que embora comum em alguns países sobretudo nórdicos, é rara entre nós, sendo por isso louvável.

Na Avenida da Paz, encontra-se uma planta ornamental muito bonita, sobretudo quando está no período de floração, denominada brassaia ou árvore-guarda-chuva (Schefflera actinophylla).

Pertencente à família Araliaceae, a brassaia é uma planta oriunda da Austrália e da Nova Guiné que floresce nos meses de agosto, setembro e outubro. Podendo crescer até 15 m de altura, a brassaia pode produzir até 1000 flores que dão origem a grandes quantidades de néctar.

Muito rara na ilha de São Miguel, para além do exemplar existente no Pico da Pedra, apenas conhecemos outras brassaias na Avenida Gaspar Frutuoso, em Ponta Delgada, e na Rua do Passal, na cidade da Ribeira Grande.

Na Rua da Saudade, é possível observar mais do que uma mélia, também conhecida por amargoseira, lilás-da-índia ou sicómoro (Melia azederach).

Pertencente à família Meliaceae, a mélia, que pode atingir 20 m de altura ou mais, é originária da Ásia-Sul e Oriente, e está em flor, entre nós, nos meses de abril e maio.

A mélia é cultivada como ornamental em quase todo o mundo e é usada em jardins ou em arruamentos. As suas folhas são usadas com fins medicinais e as flores são muito aromáticas e muito visitadas pelas abelhas e outros polinizadores. A sua madeira é muito fácil de trabalhar pelo que pode ser usada em carpintaria.

Pico da Pedra, 19 de novembro de 2022

(Voz Popular, 202, dezembro de 2022)

Sem comentários: