terça-feira, 8 de março de 2016

A Festa da Árvore no Jardim José do Canto


A Festa da Árvore no Jardim José do Canto

“ O processo de aprendizagem com a terra, os animais e a “natureza” não pode ser frio e “científico”, tem de incluir o amor, a substância mágica do Universo” (Jack D. Forbes)

Este ano a Fundação do Jardim José do Canto, na sequência de outras iniciativas já desenvolvidas em matéria de educação ambiental, vai promover no próximo dia 14 de março uma Festa da Árvore que tem como objetivo geral dar a conhecer aos jovens micaelenses as árvores notáveis existentes no jardim.

Para além da plantação de espécies indígenas da Flora dos Açores e de espécies exóticas, haverá uma visita guiada “Roteiro das Árvores Notáveis do Jardim Botânico José do Canto”, para alunos do 2º e 3º ano do curso de Técnico de Recursos Florestais e Ambientais, da EPROSEC (Escola Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio da Região Autónoma dos Açores, uma visita guiada “A importância das árvores notáveis do Jardim Botânico José do Canto para a afirmação de São Miguel no Turismo de Jardins”, para técnicos de turismo e outros interessados e um Peddy Paper “ As Árvores Notáveis do Jardim Botânico José do Canto e o Ensino da Física e da Química”, com alunos do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária das Laranjeiras.

A atividade proposta pela Fundação do Jardim José do Canto, vai ao encontro do objetivo de “aumentar o conhecimento e a consciência ambiental e informar as pessoas a respeito da necessidade urgente de conservar as plantas “referido por Julia Willison na publicação “Educação Ambiental em Jardins Botânicos: Diretrizes para Desenvolvimento de Estratégias Individuais”.

De acordo com a publicação referida a existência de coleções de plantas vivas fazem com que todos os jardins botânicos, e o jardim José do Canto não foge à regra, sejam locais ideaias para o ensino “da incrível diversidade do Reino Vegetal; das relações complexas que as plantas desenvolvem com o meio ambiente; da importância das plantas em nossas vidas, em termos económicos, culturais e estéticos; das ligações entre as plantas e a população local e nativa; do meio ambiente local e seu contexto global; das principais ameaças que a flora mundial enfrenta e das consequências da extinção das plantas “.

No dia 14 de março as plantações far-se-ão sob a orientação do Doutor Raimundo Quintal e do Engenheiro Manuel Moniz da Ponte e os alunos serão acompanhados pelos seus professores/formadores, Engª. Lucília Agrela e Dra. Cátia Cardoso e por mim, no caso dos alunos da Escola Secundária das Laranjeiras.

No que aos alunos da Escola Secundária das Laranjeiras diz respeito, antes da visita terão acesso a uma curta biografia de José do Canto, cuja relação com a natureza, segundo Carlos Riley, se caracterizou ”sempre por interesses bastante mais científicos e racionalistas: explorar os campos segundo os princípios da emergente agronomia e ordenar, qual demiurgo do novo século, a natureza em parques e jardins ao gosto de uma sensibilidade estética caracteristicamente romântica”, bem como a um mapa do jardim com a localização das árvores notáveis que irão ser alvo das várias questões constantes do Peddy Paper.

Para responderem ao questionário do Peddy Paper e a duas questões suplementares os alunos terão de colher informação constante das placas identificativas de diversas plantas, ter lido a biografia de José do Canto, previamente entregue, possuir alguns conhecimentos básicos da flora e da fauna dos Açores e aplicar conhecimentos adquiridos nas aulas de Química, nomeadamente as noções de átomo, molécula e mole e de Física, como energia cinética, energia potencial, trabalho de uma força, forças conservativas e conservação da energia mecânica.

Para além do referido, será lançado o desafio que consistirá na medição da altura de uma árvore utilizando para tal um clinómetro rudimentar e uma fita métrica. Nesta tarefa os alunos terão de recorrer a conhecimentos básicos de trigonometria, como as noções de seno, de cosseno e de tangente de um ângulo.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 30880 de 9 de março de 2016 p.14)

Sem comentários: