terça-feira, 12 de setembro de 2017

“Intervenção” - um jornal estudantil de Angra do Heroísmo


“Intervenção” - um jornal estudantil de Angra do Heroísmo

Hélio Vieira, jornalista do Diário Insular, no passado dia 19 de agosto, escreveu um texto intitulado “Jornais da Escola”, onde deu a conhecer uma situação impar, talvez única a nível nacional, que foi o facto de num único estabelecimento de ensino terem circulado no mesmo ano letivo quatro jornais de estudantes. Tal aconteceu, no início da década de 80 do século passado, na Escola Secundária de Angra do Heroísmo com a publicação dos seguintes jornais: “Vida Académica”, “Olimpo”, “Jornal D' O Estudante” e “Intervenção”.

Neste texto, apenas farei referência ao Jornal “Intervenção”, que se publicou entre dezembro de 1981 e a março de 1982, pois é o que melhor conheço por ter dado algum apoio aos jovens estudantes que o faziam e por ter em minha posse uma coleção do mesmo.

Vou começar pelos obreiros do jornal, destacando em primeiro lugar o seu diretor, Hélio Vieira, que na altura tinha 17 anos. Na ficha técnica do número zero, surgem os nomes de Francisco Coelho, hoje deputado, como coordenador de Redação, como redatores efetivos são indicados os nomes de Ruben, Rui Fino, Rosa, que era o “pseudónimo de Sara Santos, Franclim Dutra, hoje bancário e como colaborador permanente Filipe Teixeira. No primeiro número, surge como redator efetivo Paulo Alexandre Borges, hoje professor e investigador da Universidade dos Açores, e no número três passa a figurar como redator efetivo Teófilo Braga, que já colaborava desde o início e na altura era professor na Escola Secundária de Angra do Heroísmo.

Os conteúdos do jornal eram muito diversificados e de entre eles destacamos as questões da guerra e da paz, da escola e do ensino, da música e a ecologia/defesa do ambiente.

A paz e a guerra e o serviço militar foram temas abordados no número zero, num texto em que é defendida a objeção de consciência, no número um através de depoimentos de um soldado, de um padre e de um professor e no número quatro através do texto sobre Einstein “O pai da bomba era pacifista”.

As questões relacionadas com o ensino educação e o desporto são abordadas no número zero através de dois textos, um dos quais sobre a disciplina de educação física, no número três é denunciada a situação do bufete e é feita uma reportagem sobre a associação de estudantes e no número quatro saiu um texto sobre o filósofo Ivan Illich.

Relativamente à cultura, a música aparece no número zero, através de um texto sobre John Lennon, no número dois com um texto sobre a vida e a obra de Chico Buarque e no quarto foi recordado Frank Zappa. No segundo número foi publicado um texto sobre a televisão, com uma apreciação às séries Cosmos e Balada de Hill Street e o professor António Neves Leal escreveu sobre “Censura, ou medo e incultura?”.

As preocupações ambientais foram tratadas no número um, através de dois textos. O primeiro “Ecologia, o que é?” e o segundo sobre o cuco cinzento. No número dois há um texto sobre “Os Montanheiros” e outro sobre o pardal. No número três há um texto sobre a ecologia e um sobre o queimado. Por último, a ecologia voltou a ser abordada no nº 4 com um texto sobre o garajau.

Se o jornal foi bem recebido junto dos alunos e dos angrenses em geral, não parece que o tenha sido junto de alguns governantes. Além disso, um jornalista do semanário “Açores” acusou, injustamente e sem qualquer fundamento, os responsáveis do “Intervenção”, do mesmo viver à custa de ajuda externa, pois segundo o mesmo o seu preço, sete escudos e cinquenta centavos (nos primeiros dois números) não dava para cobrir o custo da tipografia.

Alguns políticos também não apreciaram a pluralidade de opiniões. Assim, através do Conselho Diretivo da escola, foi proibida a venda dos jornais “Olimpo” e “Intervenção”, no interior da escola. No caso do “Intervenção” o argumento foi a existência de um colaborador que nem era aluno nem professor do referido estabelecimento de ensino.

Hélio Vieira, no seu texto, escreveu que suspeitava que a decisão do Conselho Executivo teria sido a mando da tutela, obrigando os alunos a partir do número três a ir “para as ruas de Angra do Heroísmo vender o jornal a 10 escudos cada exemplar”. Hoje, não tenho dúvidas de que o Conselho Executivo não tomou aquela decisão por sua iniciativa, pois a “perseguição” também acabou por chegar ao “Vida Académica”.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 31329, 13 de setembro de 2017, p.13)

Sem comentários: