domingo, 27 de janeiro de 2019

Pata Cega ou Cabra Cega


Pata Cega ou Cabra Cega

O Dr. Urbano de Mendonça Dias escreve que este jogo, sem regras, é muito aceite pelas crianças que lhe acham muito engraçado.

Segundo ele, tapam-se os olhos a uma criança com uma venda, normalmente um lenço, consistindo o jogo na tentativa de aquela apanhar um dos restantes jogadores que andam de um lado para o outro e lhe tocam no corpo, perguntando quem lhe “bateu”. O jogador que for apanhado passa a ser o cabra cega.

Na descrição do jogo da autoria de três alunos, do ano letivo 1992/93, da Escola Preparatória da Horta, compilada pelo professor César Barreira, surgem algumas “regras” e há um diálogo entre os alunos. Assim, é escolhido um chefe de equipa que tira sortes para saber quem é o primeiro cabra cega.

Depois de escolhido o cabra cega e de lhe terem vendado os olhos, os restantes colocam-se em círculo envolvendo os dois e estabelece-se o seguinte diálogo:

Chefe- Cabra cega, donde vens?
Cabra cega- Venho do moinho.
Chefe- O que trazes?
Cabra cega- Farinha e farelo.
Chefe- Dá-me dela
Cabra cega- Não dou
Chefe- Para que é?
Cabra cega- Para fazer um bolo à minha velha
Chefe- Então vai ter com ela

O jogo prossegue com um dos participantes a bater nas costas do cabra cega, perguntando-lhe quem havia batido. Os jogadores fogem espalhando-se por um espaço previamente escolhido. Quando o cabra cega apanha alguém e se o reconhece, o apanhado passa a ser o novo cabra cega e o jogo recomeça.

De acordo com alguns alunos da turma B, do 9º ano de escolaridade do letivo 2018-19, a única diferença em relação ao descrito pelos alunos do Faial está no diálogo que é o seguinte:

Chefe- Cabra cega, donde vens?
Cabra cega- Venho do moinho.
Chefe- O que trazes para comer?
Cabra cega- Pão e vinho.
Chefe- Dás-me um bocadinho?
Cabra cega- Não dou
Chefe- Dás-me um “bocadão”?
Cabra cega- Não
Chefe- Então levas um empurrão.

Teófilo Braga
27 de janeiro de 2019

Imagem: http://varievo.com/infantil/brincadeiras-de-crianca-cabra-cega

Sem comentários: