sábado, 27 de setembro de 2008

O Clima piorou


O que se previa está a acontecer.

O silêncio da maioria dos professores em relação ao estatuto regional da carreira docente, a cumplicidade de algumas associações sindicais com o governo e a arrogância deste fizeram com que tenhamos um ECD pior do que o anterior.

Na sequência das primeiras reuniões de Departamento realizadas nas escolas, embora a maioria dos professores continue adormecida, algumas pessoas cairam em si.

A partir de agora vamos todos participar em actividades, mesmo de interesse duvidoso, vamos, por via das dúvidas, registar todas as evidências, vamos elaborar portfolios, vamos fazer planos para tudo, mesmo que sejam desnecessários, e vamos teatrializar duas aulas.

De uma coisa estou certo, não vou ter tempo para dedicar-me aos alunos.

Esta não é a escola com que sonhei, vou fazer com que a escola apenas seja o local onde vou buscar o que preciso para sobreviver. A Vida passou a estar do lado de fora dos portões...

Teófilo Braga

Comentário 1


Texto notável de denúncia da situação grotesca a que se permitiram os professores deixar chegar-se! Treze anos, um nada em tempo histórico, mas uma eternidade para quem viveu a tragédia nazi - ou para quem se debruce sobre a brutalidade conceptual e de acção nazis.
Foi um povo ordeiro, cumpridor e multiplicador das aberrantes ordens dos chefes o ninho onde os monstros se criaram. Não deixemos que os ovos de tais feras tenham calor suficiente para deles eclodir renovada geração!

Pedro

Sem comentários: