terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Dr. César Faria um amigo dos animais


Dr. César Faria um amigo dos animais

Foi com alguma consternação que tomámos conhecimento, através de um comunicado da direção do Clube de Futebol Vasco da Gama, da morte do médico Dr. César Faria que residiu durante muitos anos em Vila Franca do Campo.

De acordo com um texto publicado no jornal “A Vila”, publicado no dia 28 de abril de 1994, o Dr. César Faria para além de médico de profissão foi “poeta nas horas vagas e muito louco naquilo que a palavra encerra de bom”.

Habituado a construir os seus brinquedos quando era criança, o Dr. César Faria foi mais do que um artesão um artista no que diz respeito à construção de pequenos instrumentos musicais e miniaturas de ferramentas usadas em carpintaria e marcenaria.

De acordo com o comunicado mencionado acima, a nível do desporto, o Dr, César Faria colaborou com o Clube de Futebol Vasco da Gama em regime de voluntariado, “através do acompanhamento em termos de saúde a muitas centenas de atletas.”

Como homem de cultura, escreveu vários poemas que foram publicados no jornal católico vila-franquense “A Crença”. Segundo ele os seus poemas “embora não sejam de construção fácil, são de entendimento fácil”, pois defendia que a poesia, tal como a pintura, era um meio de comunicação entre as pessoas e por isso devia ser percebida por todos.

Como amigo dos animais, tratava de inúmeros gatos e foi um dos primeiros sócios da AVIPAA - Associação Vilafranquense de Proteção dos Animais e do Ambiente, tendo doado um terreno a esta associação.

T. Braga

9 de janeiro de 2018

Sem comentários: