terça-feira, 6 de março de 2018

Memórias de infância



Cortejo de Oferendas a favor do Salão Paroquial em 1969

No dia 16 de novembro de 1969 realizou-se, em Vila Franca do Campo, um cortejo de oferendas a favor da construção do Salão Paroquial da paróquia de São Miguel. Para o efeito foram criadas várias comissões que se responsabilizaram pela organização do cortejo em determinadas ruas da freguesia.

Na Ribeira Seca existiram as seguintes três comissões:

Rua da Grota dos Novais, Calçada, rua do Jogo e Rua da Palmeira, constituída pelo prof. José Cabral, José Santo Cristo Verdadeiro, António Rocha de Andrade, Manuel Carreiro, Manuel Medeiros Bolota, Mário Roberto de Oliveira, Daniel de Jesus Couto, José de Sousa, Teófilo Braga, Floriano Soares, José Jacinto de Andrade, José de Lima Carvalho, José Soares do Rego, José da Costa Pacheco, José Joaquim Dias Marques, Arcádio Teixeira de Sousa, José Furtado Brum e José de Sousa Batata.

Rua do Arco, Rua da Cruz Formosa, Moinhos e Rua Nova, constituída por João Jacinto Batista, Manuel Pacheco Toste, José Inácio Carreiro, José Furtado Braga, João Norberto Salema, Albino Raposo de Amaral, Manuel da Costa Pacheco, Manuel de Lima Carvalho, Viriato Madeira da Ponte, Dinis Furtado Brum, Manuel da Costa esteves, José de Lima Carvalho Jr., Lino Pacheco dos Santos, Miguel Furtado Lima, João da Costa Pacheco, Manuel Pimentel Calouro e Jeremias de Medeiros Verdadeiro.

Rua da Cruz à Ribeira, Além da Ponte, Calçada do Caminho Velho, Caminho do Mato e São João, que era composta por Manuel Furtado Garoupa, António Furtado Braga, Manuel Pacheco Henrique, Artur Gabriel Couto, João José Sardinha, Virgínio Carlos Sardinha, Manuel Luís da Mota Sardinha, Álvaro José Sardinha, Ângelo José Verdadeiro, José da Pedra Correia, Manuel de Sousa batata Jr., Miguel de Lima Carvalho, Manuel Verdadeiro, Miguel Camelo e José do Santo Cristo Correia.

De acordo com o jornal “A Vila”, os resultados obtidos excederam todas as espectativas. Com efeito, o cortejo “bateu o recorde a todos os seus anteriores pelo valor em dinheiro que recolheu: - 40 000 $00”. O mesmo jornal estimou o valor total das oferendas em cerca de sessenta contos, tendo enaltecido o facto, “atendendo ao meio pobre em que tal importância foi recebida”.

Pico da Pedra, 6 de março de 2018
Teófilo Braga

Sem comentários: