quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Apontamentos sobre António Borges (2)

 

Imagem - Vidália, nº 2, Janeiro-Abril de 1990

Apontamentos sobre António Borges (2)

 

António Borges foi o primeiro presidente da Direção, denominada Conselho Administrativo, do Clube Micaelense, associação criada a 14 de janeiro de 1857. Aquela associação, elitista e fechada à comunidade, só era visitada diariamente por homens, ocorrendo a frequência das mulheres apenas nos dias de festa acompanhadas dos maridos, tinha por finalidade “promover a ilustração e convivência de todos os seus membros, e de suas respectivas famílias, pelo emprego de reuniões diárias, gabinete de leitura, jogos de bilhar, de gamão, de xadrez e bailes, sem qualquer fim político ou religioso”.

 

Parece-nos muito reduzido o contributo de António Borges para a vida associativa do Clube Micaelense. Com efeito, de acordo com Aníbal de Bettencourt Bicudo e Castro, apenas se sabe que no ano de 1858, fez parte de duas comissões criadas para preparar a receção ao Infante D. Luiz que acabou por não visitar São Miguel e que no ano de 1858 emprestou a quantia de 100$000 réis para a aquisição de um relógio. Por seu lado, Margarida Vaz do Rego Machado, refere também a colaboração de António Borges através do empréstimo que subscreveu, com outros sócios, para pagamento de obras na sede quando a mesma foi arrendada à senhora D. Maria Ana Guilhermina Fischer.

 

Em 1861, António Borges foi viver para Coimbra para acompanhar os estudos do enteado Caetano de Andrade de Albuquerque. Na cidade dos estudantes, onde viveu até 1868, colaborou com o Jardim Botânico de Coimbra, tendo oferecido várias árvores de fruto que adquiriu para o efeito e projetado a Avenida das Tílias.

 

Em 1886, por decisão do Dr. Henrique do Couto d’Almeida, da Universidade de Coimbra, o naturalista e jardineiro chefe do Jardim Botânico de Coimbra, Edmond Goeze, veio a São Miguel, tudo indica por sugestão de António Borges, com o objetivo de recolher plantas destinadas a enriquecer as coleções daquele jardim porque “vários cavalheiros haviam offerecido generosamente ao nosso jardim plantas de suas ricas e abundantes coleções”

 

Edmondo Goeze nas seis semanas em que esteve em São Miguel visitou vários jardins, tendo contatado com António Borges. No texto que publicou, depois de descrever várias espécies existentes no Jardim de António Borges, Edmond Goeze (1887) referiu-se ao cultivo do ananás em algumas das suas estufas “cujos frutos têm chegado quasi a 14 libras em peso”. Também agradeceu todas as informações prestadas por António Borges “e o modo extremamente amável com que nos tractou durante todo o tempo, que estivemos na ilha”.

 

Ainda relativamente à cultura do ananás, António Borges foi o introdutor da estufa “victoriana” que é a que ainda existe (Partilha, 120, setembro de 2016), aceitando-se o ano de 1864 como o do início da sua exportação. Esta deveu-se a José Bensaúde (1835-1922) que depois de obter o consentimento de António Borges, segundo João Carlos Macedo mandou construir a primeira estufa para fins de exploração comercial em São Roque.

 

Para além da ligação de António Borges aos primeiros passos da cultura do ananás, ele também está associado à diversificação agrícola, de que é exemplo a introdução de novas castas de vinha. De acordo com Manuel Ferreira, em 1853, António Borges importou de Paris 1000 pés de vinha-de-cheiro ou americana.

 

António Borges, ao longo dos tempos, tem sido alvo de várias homenagens. Assim, aquando da passagem do 125º aniversário da sua morte, a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo e a Câmara Municipal de Ponta Delgada organizaram uma celebração conjunta que ocorreu no dia 26 de março de 2004.

 

No âmbito da comemoração da data a Câmara Municipal de Ponta Delgada apresentou publicamente um projeto de melhoramento do Parque da Cidade (Jardim António Borges), orçado em 1 300 000 euros. Por seu lado, a Junta de Freguesia da Fajã de Baixo organizou uma sessão pública que teve como ponto mais alto uma conferência proferida por Isabel Soares de Albergaria.

 

Teófilo Braga

 

(Correio dos Açores, 32356, 10 de fevereiro de 2021, p.11)

Sem comentários: