quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Apontamentos sobre António Borges (1)

 


Com os pés na terra (490)

Apontamentos sobre António Borges (1)

 

António Borges da Câmara Medeiros, 3° filho do morgado António Pedro Borges da Câmara Medeiros e de Maria Francisca de Andrade e Albuquerque Bettencourt nasceu no solar do Calço da Furna, na Fajã de Baixo, a 14 de junho de 1812 e faleceu em Ponta Delgada, no dia 19 de março de 1879. O que viria ser um homem robusto foi batizado, em casa, logo após o nascimento, devido à sua debilidade física.

 

O seu interesse pelas plantas e jardins e pela agricultura poderá estar associado ou foi potencializado pelo fato de António Borges ter frequentado um curso agrícola na escola de Grignon, em França.

 

António Borges casou-se com sua prima Maria das Mercês de Andrade Albuquerque (1820- 1906), filha de Mateus Francisco de Andrade Albuquerque Bettencourt e de sua 1.ª mulher Maria Soares de Albergaria, que era viúva de Caetano de Andrade Albuquerque Bettencourt.  

 

Embora não tenha herdado os morgadios familiares, através das várias heranças que recebeu e do património de sua prima com quem casou passou a ser possuidor de meios que lhe garantiram uma vida faustosa.

 

De acordo com Francisco Maria Supico, foi António Borges que projetou a rua Formosa (hoje rua de Lisboa), cuja obra de abertura começou em 1839. De acordo com o mesmo autor, os terrenos que a rua atravessou eram na sua maioria pertencentes ao seu irmão mais velho Duarte Borges da Câmara Medeiros que os cedeu gratuitamente à Câmara Municipal de Ponta Delgada.

 

António Borges teve uma atividade política muito reduzida, sendo adepto da tendência mais conservadora do liberalismo. Foi governador civil em 1848.

 

Relativamente à sua atividade relacionada com a agricultura, no Agricultor Micaelense, nº 25, de janeiro de 1850, pode ler-se o seguinte: “O Sr. Antonio Borges da Câmara e Medeiros, nosso consocio, tem introduzido recentemente várias egoas, alguns cavalos pães e uma vaca de Yorkshire”.

 

A participação de António Borges na vida da Sociedade Promotora da Agricultura Micaelense não foi tão intensa como a de José do Canto ou de José Jácome Correia. Com efeito, enquanto aqueles fizeram parte dos órgãos sociais da associação, António Borges teve um envolvimento muito reduzido, sabendo-se que a 15 de dezembro de 1850 foi nomeado para fazer parte de uma comissão encarregada de fazer a revisão das contas de gerência apresentadas pela direção.

 

Em 1853, António Borges instalou, no seu prédio na Lombinha dos Cães, uma pequena estufa, por ele desenhada, em ferro e vidro que terá custado, no total da obra, 1 200§000 Reis.

 

Sobre as estufas de vidro, recorde-se que, segundo José do Canto, em carta de Paris, datada de 13 de outubro de 1853, António Borges já naquela altura estava a desenhar uma estufa, tendo a intenção de levar para os Açores a armação de ferro e os vidros. No mesmo ano; aos 41 anos de idade, fez uma demorada viagem pela Europa, tendo na ocasião adquirido um grande número de plantas exóticas.

 

Em 1854, de acordo com carta de Paris de José do Canto a seu primo Jácome Correa, datada de 15 de fevereiro, onde considera  António Borges  “excessivo em todas as cousas a que se aplica, e como é facilmente absorvido por ellas” aquele que também estava na referida cidade, para além de passar os dias “nos viveiros ou no Jardim das Plantas, e as noutes, com pequenas excepções, são empregadas em folhear catálogos e tomar notas”,

 

Na mesma carta fica-se a saber que António Borges havia adquirido grande quantidade de plantas tanto em Paris como em Londres. A quantidade era tanta que José do Canto, escreve que só as provenientes do “Jardim das Plantas, não ocuparão menos de 20 estufas grandes portáteis, afóra os caixões.”

 

Teófilo Braga

(Correio dos Açores, 32350, 3 de fevereiro de 2021, p.14)

Sem comentários: