quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia da Terra

 


Apontamentos para a história do DIA DA TERRA em São Miguel

 

Hoje, 22 de Abri, no Dia Mundial da Terra, os Amigos dos Açores – Associação Ecológica promovem online, uma sessão sobre o tema “Plantas invasoras - Combate Inglório?”, a qual conta com a participação de Luís Silva, Biólogo, Professor Associado da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade dos Açores.

 O Dia da Terra celebrou-se pela primeira vez, em 1970, nos Estados Unidos da América com a participação de 20 milhões de cidadãos norte-americanos, tendo chegado aos Açores vinte anos depois através dos Amigos dos Açores.

 A iniciativa da criação do Dia da Terra deveu-se ao senador norte-americano Gaylord Nelson que depois de tomar conhecimento das consequências do desastre petrolífero ocorrido no ano anterior em Santa Bárbara, na Califórnia, decidiu organizar um protesto contra a poluição na Terra.

 Em 2009, a ONU reconheceu a importância da data e instituiu o dia 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe Terra.

 Em 1990, o movimento alargou-se e 200 milhões de pessoas celebraram a efeméride em 141 países. Nos Açores, a data foi assinalada com uma visita ao Jardim António Borges durante a qual a Associação Amigos dos Açores apresentou um memorando ao presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Dr. Mário Machado.

 

No ano 2000, os Amigos dos Açores comemoraram o Dia da Terra com uma visita aos Jardins do Palácio de Santana, durante a qual foi feito um apelo ao Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, para a necessidade de, em todas as decisões políticas, serem colocadas em plano de igualdade com outras as questões ambientais e sociais. Além disso, foi apresentado um conjunto de propostas e /ou sugestões relativas ao património espeleológico açoriano, à classificação de áreas de interesse para o património natural, à promoção da educação ambiental e do ecoturismo.

 No ano 2001, a data foi assinalada através de um comunicado alusivo à data e de uma entrevista ao jornal “Açoriano Oriental” e à RTP/Açores.

 No comunicado referia-se que a Associação iria envolver-se em ações de sensibilização em que seria dada uma particular atenção aos problemas energéticos, incentivando ao consumo racional da energia e à utilização privilegiada das energias limpas e renováveis.

 Na ocasião, os Amigos dos Açores lançaram um apelo a todos os decisores políticos e económicos para também terem em conta o impacto ambiental das suas estratégias e iniciativas e, no caso concreto da energia, para que promovam, quer a sua eficiente e racional utilização, quer a substituição crescente dos combustíveis fósseis por outras formas de energia menos poluentes e ambientalmente sustentáveis.

 Em 2002, os Amigos dos Açores comemoram o Dia da Terra, iniciativa coordenada a nível mundial pela Earth Day Network, rede que está representada em 180 países, com a promoção de uma visita de estudo a duas centrais hidroelétricas e um percurso pedestre, tendo como público alvo a comunidade estudantil.

 Em 2005, o Dia da Terra foi celebrado com uma sessão na Escola Secundária Antero de Quental.

 Em 2006, o Dia da Terra e do Património Geológico foi assinalado pelos Amigos dos Açores com um passeio pedestre à Reserva Natural da Lagoa do Fogo e com a edição de um desdobrável sobre a necessidade de preservar o património geológico dos Açores.

 

Reescrito a 22 de abril de 2021

Teófilo Braga

Foto: Dia da Terra 2005

Sem comentários: