quinta-feira, 27 de julho de 2023

MANUEL VICENTE: UM PADRE CULTO E HUMANISTA (4)


Padre Manuel Vicente e o apoio aos mais necessitados

Sobre o carácter do padre Manuel Vicente, no Álbum Açoriano, de 1903, pode-se ler o seguinte:

“É o protótipo do sacerdote, moderno, sem olhos no chão, sem atitudes de falsos extasis, exercendo a sua missão sem fanatizar, mas instruindo, sendo mais um padre de ações de bem fazer do que de teorias místicas.

Entende que mais vale dar a um faminto uma migalha de pão, do que dizer-lhe que deve ser resignado como Cristo.”

As iniciativas do Padre Vicente não eram realizadas para benefício do próprio. Com efeito, entre outras ações, organizou com fins caritativos “A Coroação da Menina do Asilo” para apoio ao Asilo da Infância Desvalida e na Igreja de Santa Bárbara fundou a Conferência de São Vicente de Paulo.

Para além de uma homenagem ao santo como seu nome, a criação das Conferências de São Vicente de Paulo, na ilha de São Miguel, foi uma das vias que o padre Manuel Vicente encontrou para ajudar as pessoas mais necessitadas.

Para que tal facto não caísse no esquecimento, mandou colocar no patim da escada da sua casa de residência, em Ponta Delgada, um azulejo com a seguinte inscrição:


“Casa do Padre Manuel Vicente,
Fundador das confrarias de

Sam Vicente de Paulo

Na Ilha de Sam Miguel

1920”

Com os seus projetos, o Padre Vicente conseguia mobilizar a comunidade para ajudar os mais necessitados, tendo sido a Cozinha Económica, de que foi secretário, a instituição que mais beneficiou da sua dedicação.

De acordo com o Diário dos Açores, de 17 de fevereiro de 1938, na Cozinha Económica “os efeitos dos seus bons esforços são bem manifestos, angariando fartos donativos, que revertem a favor do sustento dos indigentes”.

Sem comentários: