sexta-feira, 14 de junho de 2024

Virusaperiódico (12)

 


Virusaperiódico (12)

 

No dia 12, de manhã estive na Biblioteca Pública de Ponta Delgada à procura de um texto de António Borges Coutinho sobre as eleições à Presidência da República em que um dos candidatos foi o general Humberto Delgado. Não encontrei, mas, por acaso, encontrei outras informações inesperadas, entre elas um texto da autoria de vários padres, um dos quais o padre António Pimentel Cassiano, sobre eleições publicado, em 1979, no jornal “Farol das Ilhas”.

 

No mesmo dia, de tarde estive, em Vila Franca do campo numa singela homenagem ao Padre Cassiano, tendo encontrado entre o público assistente alguns que o trataram mal aquando da sua chegada ao concelho. Entre eles, marcou presença um dirigente do Movimento Separatista Estudantil /FLA que em 1975 se achava mais açoriano do que eu e pensava que não eu não tinha lugar na minha terra e que devia fazer as malas e “exilar-me” em Lisboa. Para ele, bom servidor de Salazar e Caetano, o que era bom era o fascismo.

 

Ontem, o dia foi excessivamente curto para os meus afazeres que foram a colheita e a limpeza de bananas na Courela, o ativismo animal, contra a tortura de animais, o envio de informações sobre plantas a solicitação de algumas pessoas, a pesquisa que estou a fazer sobre o Estado Novo que de novo só tinha o nome, etc.

 

14 de junho de 2024

 

 

Sem comentários: