quinta-feira, 14 de maio de 2015

Espírito Santo: evolução ou retrocesso?

Espírito Santo: evolução ou retrocesso?
Ao contrário do que pretendem alguns, as tradições nem sempre são estáticas, evoluindo algumas, felizmente, até desaparecerem por completo, enquanto outras são criadas, normalmente impingidas por fanáticos ou por interesses económicos.
Infelizmente, uma tradição que desapareceu por completo foi a da batalha das flores que se realizava em Ponta Delgada pelo Carnaval, sendo substituída por outra, a das limas e agora, sobretudo, a dos sacos de plástico, muita controversa mesmo entre os micaelenses.
Uma tradição, a das touradas, que estava restrita a uma ilha, foi imposta, por interesses económicos e mais recentemente político-partidários a outras, conspurcando o programa de algumas festas religiosas, com a conivência de uma parte da hierarquia igreja católica e o silêncio cúmplice dos principais responsáveis da Igreja na região.
Depois desta introdução, vamo-nos cingir às festividades em honra do Divino Espírito Santo que, têm sofrido alterações ao longo dos tempos, nem sempre rumo a uma direção que, respeitando as crenças de cada um, também respeite os valores da tolerância e da solidariedade para com os mais desfavorecidos.
Se até há alguns anos as festas eram promovidas por cidadãos a título individual ou por grupos informais, hoje caminha-se a passos largos para a institucionalização das mesmas, através da constituição de associações devidamente legalizadas para não se furtarem aos impostos que alimentam um estado que nem sempre sabe fazer bom uso dos mesmos.
Uma atividade que, para além da componente recreativa, tinha por principal missão a solidariedade social, agora, é também alvo dos cobradores de impostos e afins, vendo uma parte das receitas desviada para pagar taxas e impostos, como é o IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, por vezes de valores exorbitantes, como acontece em Vila Franca do Campo.
Mas, como há sempre caminhos para contornar as imposições legais, com a devida autorização da Igreja, algumas das Irmandades constituíram-se como associações de direito canónico, podendo assim beneficiar de algumas regalias em termos fiscais.
Mas, como tivemos a oportunidade de ouvir por parte de uma pessoa ligada à hierarquia da Igreja Católica, há algum oportunismo por parte de algumas pessoas ligadas a Irmandades já que, por um lado, as organizações são beneficiadas pela sua ligação à igreja, por outro fazem o que lhes dá na real gana, sem qualquer respeito pela componente religiosa das festas.
A este propósito, recordo que se hoje são as irmandades a aproximar-se da Igreja, antes era a Igreja a fazer imposições às irmandades. A título de exemplo, na ilha Terceira, em Junho de 1961, as filarmónicas União Católica e Recreio dos Lavradores, da Ribeirinha, Fanfarra Operária Gago Coutinho e Sacadura Cabral e Recreio dos Artistas, da cidade de Angra do Heroísmo, Recreio de Belém, da Terra Chã, e Filarmónica dos Altares foram excomungadas pela Câmara Eclesiástica por terem participado em coroações “ a que o Prelado negou carácter religioso por não serem realizadas de acordo com um regulamento cujos termos têm apaixonado a opinião pública”.
Se antes eram as comunidades que contribuíam para as festas, agora já há subsídios para algumas das irmandades e há quem defenda que deverá ser instituído um apoio fixo anual para todas elas, independentemente dos saldos existentes, que por vezes são avultados.
Antes não se faziam festas sem as filarmónicas, hoje estas, praticamente, foram arredadas dos arraiais, sendo a cultura popular substituída por grupos musicais, por vezes exógenos aos Açores e de qualidade nem sempre abonatória para os organizadores, que cantam ou gritam letras cujo conteúdo por certo, fará corar o Espírito Santo e as restantes pessoas da Santíssima Trindade.
Se se analisar os orçamentos de algumas irmandades, por vezes movimentando valores superiores a 50 mil euros, verifica-se que a solidariedade é responsável por uma parte ínfima das despesas. A título de exemplo, numa delas apenas 3,5 % das despesas destinaram-se a refeições destinadas à população, 7,3 % para bandas musicais e som - a banda de música apenas foi responsável por 1,8 % das despesas- e 6, 4 % foi destinado ao fogo-de-artifício. No que diz respeito às receitas, a venda de gado é responsável por cerca de 40 % das mesmas, enquanto os donativos contribuem com aproximadamente 30 %.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, nem sempre para melhor!
Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 30629, 14 de maio de 2015, p.9)

Sem comentários: