terça-feira, 25 de agosto de 2020

O que visitar em Vila Franca do Campo?

 


O que visitar em Vila Franca do Campo?

 

Pediu-me o Correio dos Açores um texto sobre as principais referências do meu concelho de nascimento, Vila Franca do Campo, a serem visitadas. Dada o meu envolvimento na defesa do ambiente e a minha formação na área ambiental, limitarei o meu texto a aspetos relacionados com a componente natural do ambiente, nomeadamente lagoas, praias, passeios pedestres e jardins.

 

No concelho de Vila Franca do Campo, embora existam outras pequenas lagoas ou lagoeiros, merecem ser visitadas as seguintes: Lagoa do Fogo, Lagoa do Congro e Lagoa do Areeiro.

 

Para a visita à Lagoa do Fogo, que faz parte da Reserva Natural da Lagoa do Fogo, local onde se podem ver alguns exemplares da flora primitiva dos Açores, recomendo a utilização do trilho que tem início na localidade da Praia de Água d’Alto. Nesta localidade recomendo a visita à Central Hidroelétrica da Praia que está musealizada e a realização do percurso pedestre Fábricas da Luz, onde poderão observar o que resta das primeiras centrais hidroelétricas construídas em São Miguel.

 

Nos terrenos adjacentes à Lagoa do Congro cujo espelho de água possui cerca de 0,1 km2 de área, é possível encontramos o que resta da mata ajardinada mandada plantar pelo agricultor, bibliófilo, botânico e paisagista José do Canto com algumas espécies que ele primeiro aclimatou no seu jardim em Ponta Delgada, com destaque para o til, planta endémica dos arquipélagos da Madeira e das Canárias.

 

Para quem já está na Lagoa do Congro aconselha-se uma visita à, infelizmente bastante degradada, Lagoa dos Nenúfares que está muito próxima e à pequena e aprazível Lagoa do Areeiro, situada a noroeste daquelas duas, localizada no interior da cratera do cone vulcânico denominado Pico da Dona Guiomar que não fica muito distante do Monte Escuro.

 

A partir do Monte Escuro, aconselha-se um passeio pedestre até ao Pico da Vela que fica sobranceiro à Lagoa do Fogo. A partir deste pico e ao longo do trilho, tanto Vila Franca do Campo como a Lagoa do Fogo apresentam-se aos nossos olhos com outra fisionomia.

 

No litoral do Concelho de Vila Franca do Campo existem vários locais de fácil acesso onde, sobretudo fora da época balnear é possível, para além de desfrutar do sossego, observar paisagens revitalizantes e contatar com algumas espécies da flora característica das baixas altitudes como a urze, o visgo, o bermim, a erva-leiteira, a diabelha e o bracel, outrora usado pelos caiadores para fazer os pincéis.

 

Como zonas balneares, algumas não “oficiais”, no concelho existem mais de 2,3 km de praias de areia fina que, tal como toda a costa, devem ser mantidas em boas condições de salubridade, evitando a presença de resíduos e impedindo que cheguem ao mar águas residuais não tratadas. Aqui vão, de Oeste para Este, os nomes das praias: Prainha de Água d’Alto, Praia de Água d´Alto, Praia da Pedreira e Praia do Degredo, Praia do Corpo Santo, Praia da Vinha da Areia, Praia da Leopoldina, Calhau da Areia e Praia da Amora.

 

Os apaixonados pelas plantas e por flores não podem perder uma visita aos dois maiores jardins existentes no concelho, o Jardim Dr. António da Silva Cabral, na freguesia de São Pedro, e o Jardim Antero de Quental, na freguesia de São Miguel, que estão a precisar de uma atualização e substituição das placas de identificação das plantas.

 

Com plantas de quase todo o mundo, no Jardim Dr. António da Silva Cabral destaco a presença das seguintes espécies: eucalipto-limão, tulipeiro-arbóreo, cordilina e dragoeiro e no Jardim Antero de Quental merecem uma observação as magnólias, a árvore-do-fogo, a melaleuca, o carvalho-doce e a nolina.

 

Uma visita a Vila Franca do Campo, ficaria incompleta sem uma ida ao mais formoso ilhéu que há nas ilhas, no dizer do cronista Gaspar Frutuoso, e sem ver o panorama que se desfruta a partir do miradouro de Nossa Senhora da Paz.

 

Teófilo Braga

 

(Concelhos especial Correio dos Açores, 32216, 25 de agosto de 2020, p. 15)

Sem comentários: