quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Deolinda Lopes Vieira e a Educação (2)

 


Deolinda Lopes Vieira e a Educação (2)

 

No texto anterior demos a conhecer algumas ideias de Deolinda Lopes Vieira apresentadas no 1º Congresso Feminista e de Educação. Neste, fazemos referência à sua participação no 2º Congresso Feminista e da Educação, que se realizou já com a Ditadura Militar, entre os dias 24 e 28 de maio de 1928, onde apresentou uma tese sobre “A Escola Única”.

 

Dada o interesse histórico e a atualidade do tema - não nos podemos esquecer que nos nossos dias sopram ventos negros a puxar para o passado ditatorial e que muitas são as vozes a defender turmas homogéneas, isto é (quase) separadas por classes sociais – abaixo se transcreve a parte final da tese:

 

“A intenção social da Escola única- e esta é uma das que mais apaixona os seus adeptos- é estabelecer para todos a mesma escola, sem distinção de classes sociais ou de sexos, assentar todos igualmente no mesmo banco escolar, aproveitar de todos os indivíduos as suas energias e fornecer a todos as mesmas possibilidades de aperfeiçoamento.

 

Nada mais humano, equitativo e justo poderíamos tentar. Todas as crianças das diferentes camadas sociais seriam habituadas a conhecer-se, a estimar-se, numa palavra, a solidarizar-se, realizando assim o máximo de beleza moral que é lícito conquistar dentro das condições que se nos apresentam.

 

Isto será, sem dúvida, o mais eficaz destruidor do execrando preconceito de classe e o maior estímulo à fraternidade humana.”

 

Deolinda Lopes Vieira deixou-nos um vasto conjunto de textos em vários jornais e revistas de orientação libertária ou de pedagogia.

 

Num texto, publicado na revista “Amanhã”, nº1, de junho de 1909, depois de mencionar a necessidade de uma revolução na maneira de ensinar”, Deolinda Lopes Vieira defende que “para uma profícua educação intelectual é absolutamente necessário substituir o dogmático e obscuro método de ensino até aqui adotado nas escolas, por um método simples, racional e essencialmente científico. Deve-se habituar a criança a raciocinar, a processar ela própria, com a sua natural curiosidade, conjuntamente com o professor e auxiliado por ele, o porquê das cousas, recorrendo tanto quanto se possa a um processo empírico e a um método analítico, para que as noções adquiridas sobre os diferentes ramos do saber humano não lhes sejam impostas duma maneira confusa e abstrata, mas sim colhidas o mais experimentalmente possível”.

 

No mesmo texto é também defendida a abolição de todos os dogmas religiosos ou políticos de modo a que se possam “formar homens livres e independentes e não sectários desta ou daquela ideia política ou religiosa”.

 

No que diz respeito ao desenvolvimento físico das crianças, depois de mencionar as boas condições que devem possuir os edifícios para garantir um bom estado de saúde das mesmas, considera que não se deve desprezar “o desenvolvimento muscular da criança empregando-se para esse fim, durante os primeiros anos, os jogos infantis ao ar livre podendo e devendo serem aí introduzidos os trabalhos de jardinagem”.

 

Para além da cultura científica há que, segundo Deolinda Vieira, não menosprezar o “lado da moral”. Assim, escreveu ela que o professor deve “por meio do exemplo sobretudo, fazer dos seus alunos caracteres íntegros, corações que se dilatem pelo Bem, que saibam sentir, como se seus fossem, os sofrimentos dos seus semelhantes.”

 

Outro aspeto defendido no texto era o da coeducação. Segundo ela, “o sistema coeducativo fará desaparecer toda essa espécie de despeito que hoje existe entre o homem e a mulher. O homem tornar-se-á no que na realidade deve ser: amigo, o irmão da mulher; e vice-versa.”

 

Deolinda Lopes Vieira termina o seu texto, que não perdeu de todo atualidade, lançando o seguinte apelo: “Eduquemos as novas gerações integral, racional e cientificamente, e uma humanidade nova composta de organismos robustos, de cérebros ilustrados, de corações afetuosos, de carateres dignos, sucederá a esta humanidade de raquíticos, de ignorantes, de egoístas, de seres sem dignidade e sem energia.”

(Correio dos Açores 32630, de 12 janeiro de 2022, p.14)

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