quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020




Em defesa da Lagoa do Congro (2)

Hoje, termino o texto sobre a Lagoa do Congro, esperando que a mesma não continue esquecida por parte dos nossos governantes e autarcas.

Em 2008, parte da bacia hidrográfica da Lagoa do Congro foi adquirida pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Numa visita realizada ao local, a 28 de junho daquele ano, a Secretária Regional do Ambiente e do Mar, Ana Paula Pereira Marques, revelou que o governo regional havia adquirido “mais de 50% daquele sistema ecológico” por cerca de “180 mil euros”. Também referiu que o projeto de intervenção desenhado para o local previa a reabilitação dos caminhos, a recuperação da massa de água e a criação de pequenas estruturas, porque se tratava de uma mata que permitia a fruição humana.
Também em 2008, foi entregue à SRAM, pelos Amigos dos Açores, uma proposta de recuperação e gestão da área envolvente às Lagoas do Congro e dos Nenúfares, elaborado por Malgorzata Pietrak, no âmbito do Programa Estagiar-L.

Em 2010, os Amigos dos Açores editaram a brochura “Lagoas do Congro e dos Nenúfares- Proposta de recuperação e gestão da cratera”, que pretendia ser uma “ideia base a desenvolver em plano de pormenor” com o objetivo de “recuperar o património “perdido” e restituir ao local parte do seu antigo esplendor”.

No dia 6 de agosto de 2019, foi publicado no jornal Correio dos Açores um texto intitulado “Acesso extremamente difícil à Lagoa do Congro – Percorrer um autêntico calvário para chegar a uma lagoa idílica”, onde o autor denunciava o mau estado do trilho de acesso à Lagoa do Congro e apelava para uma intervenção no local. Através do mesmo texto, ficou-se a saber que nem todas as entidades conheciam que parte da cratera era pública, como se pode constatar através do seguinte extrato: “O Presidente da Câmara de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, informou o “Correio dos Açores” que nunca diligenciou com os proprietários do terreno onde se encontra a lagoa, para chegarem a um entendimento que levasse ao arranjo do acesso”:

Foi a apatia e mesmo o desleixo de algumas entidades, nomeadamente da Secretaria Regional da Energia, do Ambiente e do Turismo e das anteriores que tiveram a tutela do Ambiente, avivada pelo texto do Correio dos Açores citado que levou a que fosse lançada a petição “Pela Recuperação da Mata Ajardinada da Lagoa do Congro” que até ao momento já foi assinada por 545 pessoas e que está em discussão na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRA).

De acordo com o texto da petição, são três as razões para que haja uma intervenção, urgente, na Lagoa do Congro:

1-      Ter sido quase nula, após a aquisição pelo Governo Regional dos Açores, a sua ação no espaço que cada vez é mais visitado, quer pelos residentes, quer pelos turistas;

2-      A importância de respeitar a memória dos nossos antepassados que usavam aquele verdadeiro monumento natural como área de lazer, e de honrar o trabalho visionário de José do Canto;

3-      O facto de o espaço já ser propriedade pública e ter potencialidades ímpares, insuficientemente usadas, em termos de interpretação ambiental, zona de lazer ou polo de atração turística.

A petição que foi enviada à ALRA no dia 1 de setembro de 2019, pretende que aquela e o Governo Regional dos Açores tomem medidas no sentido de no mais curto período de tempo implementar um plano de recuperação e gestão que entre outras ações inclua a recuperação da mata ajardinada criada por José do Canto e transforme o espaço num Parque Botânico. 

Pelas declarações públicas de alguns responsáveis governamentais, pode-se concluir que há algum interesse em intervir no local. Esperemos que se passe das declarações e do papel à prática.

Teófilo Braga
(Correio dos Açores, 32053, 12 de fevereiro de 2020, p. 14)

Sem comentários: