Caros pais e encarregados de educação,
É chegada a hora de caminharmos juntos em defesa da Escola Pública e da qualidade do ensino, pelo futuro dos nossos filhos e por uma escola de todos e para todos.
Queremos uma Escola de sucesso, mas um sucesso ao serviço da sociedade e da cidadania, não um sucesso meramente estatístico, que é um logro e uma ameaça ao desenvolvimento futuro do nosso país. Muito mais do que certificar, queremos qualificar e formar!
Para isso é necessário que os professores se sintam motivados, valorizados, e tenham as condições necessárias para desenvolver o seu trabalho junto dos alunos. Esta é a luta de todos nós, e é chegado o momento de termos ao nosso lado, solidários com o nosso esforço e justíssimas reinvidicações, os pais e encarregados de educação dos nossos alunos.
Não estamos preocupados apenas com as injustiças e burocracias relacionadas com a nossa avaliação de desempenho. Também a Lei de Gestão, já aprovada e em fase de instalação nas escolas, assim como a entrega de muitos aspectos da gestão escolar aos poderes discricionários dos presidentes de Câmara, merecem o nosso repúdio.
As pseudo-reformas impostas pelo governo são convidativas a compadrios, poderão em breve desencadear processos (semelhantes aos que hoje são contestados na Itália), onde se permite que as ATL (Actividades de Tempos Livres), dentro da escola pública, sejam privatizadas e pagas pelas famílias, em lugar do ensino básico gratuito preconizado pela Lei de Bases do Sistema Educativo, cuja qualidade deveria ser garantida pelo Ministério da Educação.
É por todos estes motivos que vos convidamos a juntarem-se a nós, docentes dos vossos filhos, promovendo e participando em reuniões conjuntas, onde encarregados de educação e docentes debaterão o que melhor acharem para promover a verdadeira qualidade nas nossas escolas e no Sistema Público de Educação.
Apelamos igualmente às Associações locais de Pais e aos núcleos locais de Sindicatos, para facilitarem estes encontros, propondo junto dos órgãos executivos das escolas a realização destas reuniões.
Os nossos filhos e o futuro do país bem merecem que façamos este esforço conjunto!
Sem comentários:
Enviar um comentário