quarta-feira, 22 de agosto de 2018

A Junta de Freguesia deseduca


A Junta de Freguesia deseduca

A Junta de Freguesia do Pico da Pedra parece que, também, já aderiu à onda de deseducação ambiental. Com efeito, ignorando a chamada política dos três Rs que coloca como primeira prioridade a redução da produção de resíduos, depois a sua reutilização e em terceiro lugar a reciclagem, num folheto editado por ocasião do 183º aniversário da criação da freguesia a única menção que é feita é a seguinte: “Cultive esta ideia” e “Reciclar fica mais bonito”.

Mais recentemente, chegou-nos à caixa de correio um desdobrável elaborado por um conjunto de jovens do Programa OTL- J onde aquela ideia errónea é reafirmada.

Não vamos dar importância à gralha existente no texto, onde aparece “conselho” em vez de “concelho”, mas achamos que deveria ter havido uma revisão do mesmo antes da sua distribuição.

No que diz respeito à mensagem, continuamos a reafirmar que está errada e aproveitamos para afirmar que a luta contra o aquecimento global, que agora virou moda, mas nada se faz, só será consequente se as palavras forem complementadas pelos atos.

É contraditório querer contribuir para uma eficiente gestão dos resíduos quando se utiliza apenas uma página de uma folha. O correto seria usar as duas páginas com um bom texto informativo ou a apresentação de uma paginação diferente, utilizando menos papel.

Pico da Pedra, 23 de agosto de 2018

T.B.

Sem comentários: