segunda-feira, 2 de setembro de 2024

“A Família Miranda e os Açores: resistência e multiculturalismo”

 


Sobre a minha colaboração no livro

“A Família Miranda e os Açores: resistência e multiculturalismo

 

Boa noite,

 

Faz hoje, 101 anos que nasceu a maior figura da Oposição Democrática nos Açores, António Borges Coutinho (3 de maio de 1923-3 de fevereiro de 2011). Feliz coincidência!

Começo por dar a conhecer como cheguei à Família Miranda.

Interessei-me por conhecer melhor Lúcio Miranda, depois de ler um seu texto sobre a vida e a obra de Ghandi publicado na revista Insulana, do Instituto Cultural de Ponta Delgada. Depois deste livro editado, aprofundei o meu conhecimento sobre a sua atividade cultural, entre 1945 e 1952, de que destaco a sua colaboração no jornal “Açores”, através da página “Educação e Ensino” que tinha como subtítulo “uma página a que o prof. Lúcio de Miranda dá orientação pedagógica”.

 Cheguei ao conhecimento de Fédora Miranda, através das minhas pesquisas sobre Alice Moderno e a vida da Sociedade Micaelense Protetora dos Animais. Descobri que a primeira teve uma digna sucessora, Fédora Miranda, que foi presidente daquela associação entre 1947 e 1954. Também, posteriormente à edição do livro fiquei a saber que a SMPA, entre 1947 e 1949, manteve uma página no “Açores” em que Fédora Miranda deu a sua colaboração.

 A Sacuntala de Miranda, cheguei, através da leitura de “O Ciclo da Laranja e os “gentlemen farmers” da ilha de São Miguel:1780-1880”. Depois desta primeira leitura, outras se seguiram, mas só li o seu livro de poesia, na fase de preparação deste livro.

 Com Álvaro de Miranda a situação foi diferente, isto é, fui contatado por ele no dia 30 de abril de 2023, através de uma rede social, a dizer que vinha a São Miguel em outubro e que gostava de me conhecer.

 Termino, talvez por onde devia ter começado, por agradecer a presença de todos os que numa sexta-feira do Santo Cristo decidiram marcar a sua presença no lançamento deste livro.

 Agradeço à minha colega Helena Melo Medeiros pela leitura das provas tipográficas e pelas sugestões para a melhoria dos textos.

 Estou grato à Associação de Solidariedade Social dos Professores pela divulgação do convite junto dos seus associados.

 Agradeço ao Álvaro Miranda por me ter convidado a colaborar com ele na edição do livro. Se foi uma tarefa que existiu algum esforço, sinto-me recompensado por tudo o que aprendi.

 

3 de maio de 2024

Sem comentários: