sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Professores saem hoje à rua contra estatuto da carreira


Professores saem hoje à rua contra estatuto da carreira

Por considerar que os professores não se podem acomodar à proposta que a Secretaria Regional da Educação e Formação (SREF) irá apresentar na Assembleia Legislativa Regional, uma vez que “esta ficou aquém das expectativas dos docentes”, o Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), em sinal de protesto, convocou para a noite de hoje, em Ponta Delgada, uma concentração nas Portas da Cidade, seguida de uma vigília no Jardim Sena Freitas que deverá estender-se até às 22h30.
Com a referida acção de protesto, o SPRA pretende fazer sentir aos grupos parlamentares, que professores e educadores “não estão satisfeitos e que necessitam de um Estatuto que lhes possibilite o reencontro com a sua profissão”.
Ontem, em conferência de imprensa, o presidente do SPRA, Armando Dutra, deixou claro que o Ante-Projecto de Decreto Legislativo Regional que altera o Estatuto da Carreira Docente na Região “foi um bom ponto de partida mas um mau ponto de chegada”.
Tudo porque, segundo o sindicalista, tal como está, o documento não é capaz “de romper com a desconfiança generalizada que a tutela tem feito recair sobre o trabalho dos docentes, nem de se libertar de procedimentos discriminatórios que os indignam, ao comprometer os princípios da equidade e da justiça”.

SPRA “chumba” proposta da SREF
Apesar de reconhecer que em alguns aspectos o Estatuto da Região é menos penalizador que o foi adoptado no território continental, Armando Dutra reprova o actual documento, alegando que as alterações introduzidas não foram suficientes para pôr cobro a “uma legislação agressiva” e “altamente perturbadora do desempenho profissional”.
O SPRA diz não compreender, nem aceitar “que todas as propostas apresentadas relativamente à Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico “tenham merecido a desconsideração ou o adiamento da SREF, nomeadamente a uniformização dos horários de trabalho”, por exemplo, tendo em conta as alterações ao regime de aposentação ou a salvaguarda dos direitos dos docentes que venham a exercer funções de avaliação.
Armando Dutra defende ainda que nos quatro tempos que acrescem à componente lectiva devem incluir-se as reuniões, restituindo aos Professores e Educadores o tempo necessário para que se lhes possa pedir que invistam, ainda mais, na melhoria da actividade lectiva, para bem da escola e dos alunos.
“Há que retirar horas à burocracia, para podermos valorizar mais a acção pedagógica e não o contrário”, frisou o dirigente do SPRA.
Para além disso, acresce o descontentamento quanto ao modelo de avaliação que diz constituir “um factor de divisão entre os docentes”. Somam-se ainda duras críticas no que concerne à observação das aulas.
“Tal como consta da proposta da SREF, não só não tem fundamento pedagógico, como constitui um acto de desconfiança generalizado sobre o desempenho docente, sem correspondência em qualquer outra profissão”, argumenta.
Esclarece ainda o SPRA que o agravamento da carreira docente, no que respeita, por exemplo, ao aumento da duração dos escalões, era outro dos pontos que mereciam ter tido reparo.
“Urge a sua reformulação, até porque temos uma carreira desequilibrada e desproporcionada, sendo necessário introduzir maior justiça redistributiva, através de escalões de igual duração, de 4 em 4 anos, com saltos indiciários mais uniformes, e garantir a paridade com a carreira técnica superior, não tendo a Região que ficar refém do que se passa no plano nacional”, reivindica a direcção do SPRA que não põe de parte um cenário de greve.
“Se o Governo tivesse vontade de ceder já o teria feito”, remata Armando Dutra. ||´

Luísa Couto, Açoriano Oriental, 13 de Fevereiro de 2009

Comentário- Lá diz o ditado antes tarde do que nunca. Por que razão só agora?

5 comentários:

fervicente disse...

Porque agora é o tempo de lutar!
E porque não lutam todos? Onde está o SDPA? Contente? Satisfeito com os resultados? O que lhes ofereceu o governo? Isto cheira muito mal...espero que os professores saibam ver...e reflectir...AGIR!!!

Beato disse...

Estes Srs do SPRA, penso que já ninguém os entende! No tempo do SREC Álamo Meneses aprovaram o ECD em plenário e tiveram o desplante de até convidar o patrão para um plenário sindical; deram vitórias enquanto os outros estavam em negociação! Agora que se melhorou o ECD fruto da negociação séria do SDPA este ECD já não serve? O SPRA anda é à caça do "soundbyte" televisivo! É caso para se dizer: -Perdoai-lhes Senhor, pois não sabem o que fazem!!!

fervicente disse...

Oh Beato! serás beatificado pelas asneiras que dizes...
Não fosse o SPRA a tomar a iniciativa e a defender um ECD diferenciado e hoje tinhas o ECD Nacional que era a estratégia do SDPA.
Claro que esta revisão MELHOROU! Também era melhor não melhorar! e foi fruto das negociações dos sindicatos. Não pertence somente ao SDPA! pertence a todos. Mas esta revisão CHEGA? Não se podia ter ido mais longe? Quero ver nos próximos anos o SDPA a vir reclamar a revisão de artigos do ECD...e depois cá estaremos para ver...afinal estão satisfeitos! nada poderão dizer depois...
Já agora. Sabes que a actual Secretáriada Educação foi dirigente do SDPA? hum...que tal esta informação?...

José Sousa disse...

Esta é boa, até parece que este blog pôs a dialogar dois dirigentes sindicais.

Beato disse...

Concerteza que não chega, pois o ECDRAA é um documento que nasceu torto pela mão do eis secretário. Agora que estas mudanças conseguidas em sede negocial suplementar foram muito além do esperado são um facto! Quanto à regulamentação da avaliação à parte já é um feito, pois levará a nova ronda negocial.No que respeita à informação que fervicente deu da secretária ter pertencido ao SDPA só revela o bom senso da nova secretária...