terça-feira, 29 de agosto de 2023

Batata-doce


Batata-doce

A batata-doce é uma planta perene, com caules moderadamente rijos, prostrados e rastejantes. As folhas variam muito em forma e tamanho, podendo ser inteiras ou recortadas. Raramente floresce.

A batata-doce foi introduzida, nos Açores, pelos primeiros povoadores, existindo em São Miguel e na Terceira desde o século XVI. Contudo, a sua chegada ao grupo ocidental dos Açores só ocorreu na segunda metade do século XIX, através do baleeiro José Caetano que a adquiriu, em Cabo Verde, em 1854.

A batata-doce usada na alimentação foi, também, muito cultivada como matéria-prima para o fabrico do álcool, chegando a existir nos Açores cinco fábricas, duas na Terceira e três em São Miguel. As três fábricas de São Miguel estavam localizadas na Lagoa, a primeira a ser criada em 1882, em Ponta Delgada (Santa Clara), que apareceu em 1884, e na Ribeira Grande, a última a entrar em funcionamento, em 1890.

Alguns agricultores, também, usavam a batata-doce com uma dupla função, para a obtenção dos tubérculos e para proteção dos solos, pois em pouco tempo a planta tem capacidade para cobrir completamente o solo.

Em algumas ilhas dos Açores, a batata-doce era usada na medicina popular como anti-inflamatória. Segundo Rei Bori (1990) e Yolanda Corsépius (1997) a polpa cozida e amassada era aplicada, ainda morna, sobre as partes inflamadas.

Bilhete de Identidade

Nome científico: Ipomoea batatas (L.) Lam.

Nome vulgar: Batata-doce

Família: Convulvulaceae

Origem: América Central e do Sul
Bibliografia
Borei, R. (1990). Recortando e recordando (333). Diário Insular, 4 de julho.

Corsépius, Y. (1997). Algumas plantas medicinais dos Açores. Edição do autor.99 pp.

Costa, C. (2021). Esboço Histórico dos Açores. Ponta Delgada, Artes e Letras Editora. 356 pp.

Ferrão, J. (1999). A aventura das plantas e os Descobrimentos Portugueses. Lisboa, Instituto de Investigação Tropical e Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 75 pp.

T. Braga

Sem comentários: