sábado, 26 de agosto de 2023
Cebola
Cebola
A cebola é uma planta herbácea bianual ou vivaz, com bolbo de forma oval ou arredondada e folhas simples cilíndricas e pontiagudas, que é cultivada desde os tempos mais remotos, sendo uma das de mais ampla difusão em todo o mundo.
As cascas de cebola secas, no passado, eram usadas na tinturaria vegetal para a obtenção da cor amarelo-claro (Carreiro da Costa, 1957)
Cunha, Silva e Roque (2003) mencionam como principais indicações “combater a hipertensão e retardar o processo de arterioesclerose”, “nas infecções respiratórias acompanhadas de tosse, bronquite e asma brônquica”.
Corsépius (1997), que menciona o seu uso na culinária, considera a cebola como “um alimento diurético e, por isso aconselhável na cirrose, na hipertensão e nos cálculos da bexiga”. Também refere a sua utilização “como cataplasma emoliente em queimaduras e furúnculos.”
Em São Jorge a casca e cebola era usada “em chá para a tosse”.
No Pico da Pedra, em 1989, usava-se o suco da cebola misturado com vinagre para tratar dos calos. No mesmo ano, no Porto Formoso a casca da cebola servia “para chá, como medicamento para a tosse”.
Em 2002, na Ribeira Seca da Ribeira Grande a cebola era usada para tratar as dores de ouvidos. Segundo uma respondente “pega-se em metade de uma cebola, espeta-se um garfo e coloca-se nas brasas. Depois de estar assada coloca-se 3 pingos nos ouvidos.”
Bilhete de Identidade
Nome científico: Allium cepa L.
Nome vulgar: Cebola
Família: Amaryllidaceae
Origem: Ásia
Bibliografia
Corsépius, Y. (1997). Algumas plantas medicinais dos Açores. Edição do autor.99 pp.
Costa, C. (1957). A tinturaria vegetal nalgumas ilhas dos Açores. Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais do Arquipélago dos Açores, nº 25. Ponta Delgada: 133–137.
Cunha, A., Silva, A., Roque, O. (2003) Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 701 pp.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário