domingo, 13 de agosto de 2023
Pepino
Pepino
O pepino é uma planta anual trepadeira com folhas largas recortadas em lóbulos obtusos de cor verde carregado. As flores são amarelas e os frutos são cilíndricos e alongados, lisos ou com verrugas espinhosas.
Oriundo da Índia, foi introduzido na região mediterrânica pelos egípcios, pelos gregos e pelos romanos.
O Dr. José Lyon de Castro, no seu livro “Medicina Vegetal”, refere que o fruto do pepino é rico “em vitamina C e possui traços de outras vitaminas, minerais, mucilagem, etc. Entre outros minerais, possui cálcio, fósforo e magnésio.”
Feijão (1986) apresenta as seguintes propriedades terapêuticas: “a emulsão das sementes, externamente, suaviza a dor das queimaduras, hemorroidas, herpes, abcessos, escoriações, tec., e internamente é excelente contra as inflamações do tubo digestivo, bexiga e uretra; o infuso da casca seca (30:1000) é excelente contra as cólicas; o fruto fresco é eficaz contra a gretadura dos lábios ou dos seios e para a conservação da pele do rosto.”
Corsépius (1997) menciona que o uso de “rodelas cruas, colocadas sobre o rosto são emolientes contra irritações e o envelhecimento.”
Em 1992, na freguesia das Calhetas (concelho da Ribeira Grande), para debelar as dores de barriga, bebia-se aguardente no qual previamente se havia colocado rodelas de pepino.
Bilhete de Identidade
Cucumis sativus L.
Nome vulgar: Pepino
Família: Cucurbitaceae
Origem: Índia
Bibliografia
Castro, J. (1981) Medicina Vegetal- Teoria e Prática conforme a Naturopatia. Mem Martins, Publicações Europa-América.374 pp.
Corsépius, Y. (1997). Algumas plantas medicinais dos Açores. Edição do autor.99 pp.
Feijão, R. (1986). Medicina pelas plantas. Lisboa, Progresso editora. 334 pp.
T. Braga
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário