terça-feira, 15 de agosto de 2023
Tomateiro
Tomateiro
O tomateiro é uma planta herbácea de caule carnoso, ramoso, coberto de pelos ásperos. As suas folhas são alternas, de cor verde sombrio, exalando um cheiro muito forte e as flores são amarelas com cinco lobos na corola. Os frutos são bagas com formas muito diversas e as sementes são pequenas, ovais e esbranquiçadas.
Originário da América do Sul, o tomateiro no século XVI foi levado para a Europa e atualmente é cultivado em todo o mundo.
Não se sabe a data exata da introdução do tomateiro em Portugal. Nos Açores, terá sido introduzido pelos primeiros povoadores, pois “Gaspar Frutuoso salienta bem a grande diversidade de consumo do tomate, porque «é ao mesmo tempo, fructo, hortaliça e tempero»” (Ferrão, 1999)
De acordo com Barbosa (1902), o tomate “é um condimento precioso, e ao mesmo tempo um alimento muito refrigerante, nutritivo, muito próprio para os temperamentos biliosos e sanguíneos, para as pessoas sujeitas a congestões hemorrhoidaes e que tenham intestinos preguiçosos.”
Corsépius (1997) refere que “um ramo de folhas de tomateiro dependurado algures no quarto, afasta os mosquitos devido ao seu cheiro forte.”
Em 1989, as folhas eram usadas para debelar infeções da garganta. Segundo o respondente, devia-se proceder do seguinte modo: “ferver a água juntando-lhe com algumas folhas de tomateiro e beber de preferência em frio, duas a três vezes ao dia.”
Bilhete de Identidade
Nome científico: Solanum lycopersicum L.
Nome vulgar: Tomateiro, tomate
Família: Solanaceae
Origem: América do Sul
Bibliografia
Barbosa, J. (1902). A Horta. Porto, Livraria Chadron. 446 pp.
Corsépius, Y. (1997). Algumas plantas medicinais dos Açores. Edição do autor.99 pp.
Ferrão, J. (1999). A aventura das plantas e os descobrimentos portugueses. Lisboa, Instituto de Investigação Científica Tropical e Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. 75 pp.
T.Braga
16 de agosto de 2023
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário