sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Entra Asno


Entra Asno

As personagens desta história são um professor de francês, muito conhecido, apreciador de jardins e de culinária, um aluno desportista que sabia as capitais dos países da Europa, decorando-as através do relacionamento que fazia com os nomes dos seus clubes de futebol e o burro do moleiro José Cabral, que possuía a moagem localizada na Rua do Jogo na Ribeira Seca e percorria algumas ruas da Vila a recolher o milho e a devolver a farinha aos seus clientes.

Estávamos todos em silêncio, naquele tempo não havia a liberdade, por vezes libertinagem, que há hoje, numa aula de Francês, quando o professor puxa de um lenço de tamanho avantajado e escarra para o mesmo. Ao mesmo tempo, o burro do moleiro já referido estava a passar pela Rua Gonçalo Velho, mesmo por baixo da sala de aula, e começou a zurrar.

O José Augusto, quebra o silêncio e exclama em voz bastante audível: “Entra asno”.

O professor, pensando que era consigo, levanta-se, puxa as calças para cima e grita: “que falta de respeito”.

Seguiu-se uma verdadeira gincana que foi ganha pelo José Augusto, pois o professor pela idade que já tinha e pela dificuldade oferecida pelo vestuário não conseguia saltar as carteiras que constituíam um obstáculo ao movimento dos dois.

29 de dezembro de 2023

Sem comentários: