quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Dedaleira


Dedaleira

A dedaleira é uma planta herbácea bienal com caule cilíndrico aveludado que pode atingir mais de 1 metro de altura. As suas folhas alternas são ovais ou ovais-lanceoladas e as suas flores muito vistosas, de cor púrpura ou rosa.

A dedaleira é uma planta muito bela, que pelas suas cores se destaca nos jardins onde se encontra. Apesar de ser usada medicinalmente, é muito tóxica.

Cunha, Silva e Roque (2003) depois de referirem o uso para tratar a “insuficiência cardíaca”, mencionam os seguintes efeitos secundários e toxicidade:

“Fármaco muito tóxico, com reduzida margem terapêutica, podendo-se produzir com facilidade o exagero ou a inversão dos efeitos desejados.

A intoxicação pode produzir-se por ingestão de doses excessivas, por variações na absorção ou por hipocaliemia.”

Sobre a dedaleira, Gabriel d’Almeida (1893) escreveu o seguinte: “A medicina recomenda o seu uso para as moléstias do coração.”

Corsépius (1997), por sua vez, regista que “contém princípios ativos que se utilizam na medicina para o coração, mas que utilizados por leigos pode ser mortal.”

Bilhete de Identidade

Nome científico: Digitalis purpurea L.

Nome vulgar: Dedaleira

Família: Plantaginaceae

Origem: Europa

Bibliografia

Almeida, G. (1893). Dicionário Histórico–Geographico dos Açores. Ponta Delgada, Tip. Diário dos Açores. 208 pp.

Corsépius, Y. (1997). Algumas plantas medicinais dos Açores. Edição do autor.99 pp.

Cunha, A., Silva, A., Roque, O. (2003) Plantas e Produtos Vegetais em Fitoterapia. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. 701 pp.

Sem comentários: