sábado, 23 de setembro de 2023
Tremoceiro
Tremoceiro
O tremoceiro é uma planta anual herbácea e ereta, com folhas compostas por sete folíolos verdes alongados. As flores são brancas ou azuladas e os frutos são vagens com sementes achatadas e amareladas.
O tremoceiro foi muito usado, pelos nossos antepassados, como adubo verde pois tem a capacidade de fixar o azoto. Também foi usado no chamado outono, misturado com a faveira e o centeio para alimentar o gado bovino no Inverno, quando a erva escasseava. Nesta altura o leite de vaca era um pouco amargo.
A palha dos tremoceiros era usada nos fornos de lenha quando se cozia pão e as sementes são ainda hoje muito consumidas, depois de cozidas, como aperitivo.
Nos Açores, o cultivo do tremoceiro, segundo o engenheiro agrónomo Arlindo Cabral, ter-se-á iniciado por volta de 1550. Segundo ele, num texto publicado no Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais nº 7, de 1948, “a esta portentosa planta muito deve a fertilidade do nosso solo, a ponto de poder afirmar-se com verdade que se não fora ela a terra açoriana já não seria bastante para todos os seus filhos”.
O terceirense Augusto Gomes, em 1993, quando escreveu sobre os antigos processos da antiga arte de curar, na ilha Terceira, refere que para tratar o diabetes era costume mastigar tremoços.
Em 2002, na Ribeira Seca da Ribeira Grande, uma respondente referiu que comer tremoço de manhã servia para baixar os diabetes.
Bilhete de Identidade
Nome científico: Lupinus albus L.
Nome vulgar: Tremoço, tremoceiro, tremoço-velho, tremoço-branco
Família: Fabaceae
Origem: Região Mediterrânica Oriental
Bibliografia
Cabral, A. (1948). O tremoço e a sua introdução nos Açores. Boletim da Comissão Reguladora dos Cereais, nº 7. p.112.
Gomes, A, (1993). A alma da nossa gente: repositório de usos e costumes da Ilha Terceira, Açores. Angra do Heroísmo, Direcção Regional dos Assuntos Culturais. 498 pp.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário