domingo, 9 de junho de 2019

ÁGUA RETORTA- SALTO DO PREGO-SANGUINHO- FAIAL DA TERRA


ÁGUA RETORTA- SALTO DO PREGO-SANGUINHO- FAIAL DA TERRA


Ponto de Partida - Parque Florestal de Água Retorta

Ponto de Chegada - Burguete (Faial da Terra)

Extensão- 7,5 km (aprox.)

Duração- 2,5 h (aprox.)


O percurso pedestre inicia-se no Parque Florestal de Água Retorta, uma Reserva Florestal de Recreio, localizada no Mato Simão. Este parque, cuja instalação remonta ao ano de 1987, ocupa uma área aproximada de 15 ha, sendo de realçar a presença do pinheiro manso (Pinus pinea), cipreste (Cupressus sempervirens), aurucária (Auracaria excelsa), carvalho (Quercus robur) e castanheiro da índia (Aesculus hippocastanum).

O segundo posto localiza-se junto a um antigo moinho de água. Aqui, a Ribeira do Faial da Terra, encontra-se envolta de inúmeras espécies de plantas, de entre as quais se destacam eucaliptos (Eucalyptus globulus), acácias (Acacia melanoxylon), incensos (Pittosporum undulatum) e conteiras (Hedychium gardneranum).

Após percorrida uma extensão de aproximadamente 4 km, desde o segundo posto, chega-se ao Salto do Prego, uma linda queda de água na ribeira do Faial da Terra. Neste local aprazível, é frequente observar algumas espécies da avifauna açoriana, como por exemplo o melro negro (Turdus merula), o tentilhão (Fringilla coelebs), o santantoninho (Erithacus rubecula), a alvéola (Motacilla cinerea patriciae) e o canário-da-terra (Serinus canaria).

No Sanguinho, assim chamado, segundo cremos, devido à presença da planta endémica da Madeira e dos Açores denominada sanguinho (Frangula azorica), avistam-se quintas com várias espécies de árvores de fruta, como araçaleiros (Psidium littorale), pessegueiros (Amygdalus persica), macieiras (Malus domestica), laranjeiras (Citrus sinensis), bananeiras (Musa sp.), abacaxis (Ananas comosus), etc.

A emigração dos anos sessenta do século passado, os maus acessos, a dificuldade de chegar à escola e à igreja, a ausência de conforto (devido essencialmente à falta de água canalizada) foram as causas próximas da desertificação humana deste lugarcom cerca de 20 casas que chegaram a albergar quase 200 pessoas.

O trilho termina no Burguete. Neste local encontra-se um “Teatro” do Espírito Santo, cuja construção data de 1908, bem como um dos seis moinhos de água da freguesia do Faial da Terra, que esteve a funcionar até ao final da década de 90 do século passado. Actualmente está prevista a transformação do referido moinho num espaço museológico.

Teófilo Braga
Terra Nostra, 261, 27 de maio de 2005

Sem comentários: