terça-feira, 18 de junho de 2019

PERCURSO PEDESTRE “SALTO DO CABRITO”



PERCURSO PEDESTRE “SALTO DO CABRITO”


Ponto de Partida– Estrada Ribeira Grande- Lagoa do Fogo (junto ao Pico Vermelho)
Ponto de Chegada- Caldeiras da Ribeira Grande
Extensão: 5,4 km (aproximadamente)
Duração média: 2 h
Grau de Dificuldade: Fácil
Grau de Perigosidade: Médio
Forma: Linear


O percurso pedestre tem início junto ao Pico Vermelho, um cone de escórias com cratera circular e forma em taça. Muito perto deste local, um pouco mais a Norte, localiza-se a primeira central geotérmica do território nacional, inaugurada em setembro de 1980. Olhando para Sul, observamos o flanco norte do Vulcão de Água de Pau. No topo daquele vulcão existe uma caldeira com 3 km de diâmetro e 100 a 300 m de profundidade, formada há cerca de 15 000 anos. No interior da caldeira está implantada a Lagoa do Fogo, uma das mais belas lagoas açorianas.

O segundo posto localiza-se junto ao Salto do Cabrito, queda de água com cerca de 40 m de altura. Aqui, localiza-se a Central do Salto do Cabrito que entrará em funcionamento ainda este ano. Neste local, existiu uma central hidroeléctrica, conhecida como “Luz Velha do Cordeiro”, que esteve em serviço entre setembro de 1902 e dezembro de 1972. Neste local, pode-se encontrar, entre outras as seguintes espécies vegetais: incensos, acácias, figueiras e fetos arbóreos. É muito comum, também, observar-se, junto à cascata, entre outras aves, alvéolas.

O terceiro ponto de paragem, localiza-se junto à central hidroeléctrica da Fajã Redonda. Esta central entrou em funcionamento em 1927 e foi desactivada muito recentemente.

O quatro posto localiza-se junto à câmara de decantação da Central Hidroeléctrica do Salto do Cabrito, junto à estrada que liga as Caldeiras às Lombadas. Nas Lombadas podemos observar algumas espécies da flora primitiva dos Açores como: louros, faias, azevinhos, cedros-do-mato e urzes.

O quinto posto, localiza-se a cerca de 300 metros de altitude, junto a uma barragem, de 15 metros de altura, que represa as águas da ribeira Grande. Neste posto, a vegetação é constituída, essencialmente, por acácias, criptomérias, plátanos e conteiras.

O percurso termina nas Caldeiras, povoado pertencente à freguesia da Matriz, da Ribeira Grande. As águas sulfurosas das Caldeiras, consideradas boas para a pele e para reumatismo, foram usadas durante muitos anos com fins terapêuticos.Com efeito, aquelas águas "muito mais salutares que as das Caldas da Rainha em Portugal, curam radicalmente todas as moléstias a que são aplicadas", alimentaram, durante muitos anos, um pequeno balneário, datado de 1811, designado por Banhos da Coroa, que atualmente se encontra encerrado.

Teófilo Braga
(Terra Nostra, 2 de junho de 2006)

Sem comentários: