terça-feira, 11 de junho de 2019

PERCURSO PEDESTRE “PICO DA VARA”


PERCURSO PEDESTRE “PICO DA VARA”

Ponto de Partida e de Chegada- 4º Troço da Tronqueira, a cerca de 4km do centro da Algarvia

Extensão- 6 km (aprox.)

Duração- 4h (aprox.)


No início do percurso observam-se matas de criptoméria (Criptomeria japonica), e nota-se a presença de duas espécies invasoras: o gigante (Gunnera chilensis), espécie oriunda da América do Sul, introduzida em São Miguel com fins ornamentais, nos jardins do Vale das Furnas, e que se está a tornar uma ameaça para a floresta indígena e para os prados, e o verdenaz ou folhadeiro (Clethra arborea), espécie endémica do arquipélago da Madeira e que nos Açores apenas existe apenas em São Miguel. É uma árvore ou arbusto que pode atingir cerca de 8 m de altura, introduzida à cerca de 20 a 25 anos,encontrando-se-se na floresta da Laurissilva e em grandes extensões.

Ao longo do trilho, entre outras plantas nativas, observa-se o feto real (Osmunda regalis), o tomilho (Thymus vulgaris), o folhado (Viburnum tinus subcordatum), o tamujo (Mtrsine africana), a uva da serra (Vaccinium cylindraceum) e o feto cabelinho (Culcita macrocarpa), sendo possível observar, também, o melro-negro (Turdus merula azorensis) e o tentilhão (Fringilla coelebs moreleti).

Depois, passa-se num lugar onde existe um cruzeiro a assinalar a queda de um avião da Air France, em 27 de Outubro de 1949, que provocou a morte a 37 passageiros e 11 tripulantes
Um pouco mais à frente deste local há um trilho que liga o Pico da Vara à freguesia de Santo António. Santo António Nordestinho situa-se entre os 184 e 258 m de cota e dista 12 km da sede de concelho, tendo sido elevado a freguesia em 16 de Julho de 2002, em resultado da desanexação da freguesia de Nordestinho em outras três: Algarvia, Santo António e São Pedro.

Por último, chega-se ao ponto mais alto da ilha de São Miguel,o Pico da Vara, que possui uma altitude de 1103m.
Situada nos concelhos de Nordeste e Povoação, a Zona de Protecção Especial do Pico da Vara/ Ribeira do Guilherme possui um relevo de carácter montanhoso, recortado por profundas ravinas onde correm ribeiras de regime torrencial, por vezes permanente. O clima desta região é temperado oceânico, super- húmido e chuvoso.
A vegetação do Pico da Vara é dominada pela densa floresta de Louro e Cedro completamente desenvolvida, nas suas diferentes formas de composição. Nesta área existem cerca 80% de todas as plantas endémicas dos Açores. Neste local, para além da presença do priôlo, podemos encontrar quase todas as espécies da avifauna terrestre dos Açores que nidificam, sendo um dos raros locais da ilha de S. Miguel de nidificação da narceja e da galinhola. É, também, muito frequente observarmos o morcego dos Açores e alguns invertebrados, salientando-se a presença de doze espécies de moluscos e três espécies de lepidópteros endémicos da ilha ou do arquipélago.
O priôlo é uma espécie endémica da ilha de São Miguel e única nos Açores. No século XIX, esta ave, abundante na parte Este da ilha de São Miguel, mais propriamente no Pico da Vara e Planalto dos Graminhais - Serra da Tronqueira- foi considerada uma praga para os laranjais da ilha. Todavia, perante a captura excessiva a que foi sujeita e o desaparecimento da floresta Laurissilva nas últimas décadas, a espécie começou a rarear ao ponto de hoje se encontrar na Lista Vermelha da UICN, ou seja, encontra-se entre o grupo das aves em vias de extinção.

Teófilo de Braga
Terra Nostra, 267, 19 de agosto de 2005

Sem comentários: