domingo, 9 de junho de 2019

CALHETAS- POÇOS



CALHETAS- POÇOS

Ponto de Partida – Igreja das Calhetas

Ponto de Chegada – Poços (São Vicente Ferreira)

Extensão- 6,2 km (aprox.)

Duração- 2 h (aprox.)



O percurso pedestre inicia-se na freguesia das Calhetas, junto à igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem. Datada de 1717, esta igreja sofreu obras de remodelação, em 1830. .

Depois de uma breve caminhada, que se inicia na Rua da Boa Vista e prossegue num estreito carreiro sobre a arriba, chega-se ao Buraco de São Pedro. Neste sítio, podemos observar a linha de costa que vai desde a Ponta da Agulha até à Ponta do Cintrão. Na paisagem, a Sul, sobressaem os cones de escórias do Complexo Vulcânico dos Picos. Um pouco mais à frente podemos encontrar uma ermida dedicada a São Pedro, edificada no séc. XVI.

Da avifauna existente na zona envolvente destacam-se as seguintes espécies: o pombo da rocha (Columba livia atlantis), o pardal (Passer domesticus), o canário da terra (Serinus canaria), a gaivota (Larus cachinnans), o garajau comum (Sterna hirundo), o milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o estorninho (Sturnus vulgaris).

Em relação à vegetação existente em redor do Buraco de São Pedro, regista-se a presença de espécies como a diabelha (Plantago coronopus), a fava da cova (Parietaria officinalis), o bracel (Festuca petraea), a vidália (Azorina vidalii) e o feto-falcão (Cyrtomium falcatum).

Continuando o percurso, e depois de percorrida a Rua de São Pedro, entra-se a Rua Infante D. Henrique, onde se situa, sobranceiro ao mar, o terceiro ponto de paragem. Aqui, desfruta-se de uma bonita paisagem do litoral, onde se pode avistar a zona balnear dos Fenais da Luz e a Igreja da localidade, o Morro das Capelas e a Ponta da Agulha. Neste local, em determinados períodos do ano, podem observar-se garajaus (Sterna hirundo), ave marinha migratória, e, na altura da floração, cachos de belas vidálias brancas (Azorina vidalii).

O percurso pedestre termina na freguesia de São Vicente Ferreira, no lugar designado por Poços, depois de ter percorrido todo o litoral da freguesia dos Fenais da Luz. Ao longo do percurso entre aquelas duas localidades, é possível encontrar, entre outras, as seguintes espécies da flora dos Açores: diabelha (Plantago coronopus), vidália (Azorina vidalii), tintureira (Phytolacca americana), usai-dela (Chenopodium ambrosoides), murta (Myrtus communis) e feto- marítimo (Asplenium marinum).

Os Poços são hoje uma das principais zonas balneares da costa norte de São Miguel e outrora foram sede da única fábrica de transformação de cetáceos da ilha, construída em 1934. A fábrica, que se encontra, hoje, em ruínas, deixou de laborar em 1972, data em que cessou a baleação no Grupo Oriental do Arquipélago dos Açores.

Teófilo Soares de Braga

Terra Nostra, 263, 24 de junho de 2005

Sem comentários: