quinta-feira, 13 de junho de 2019

PERCURSO PEDESTRE “PONTA DA MADRUGADA- PEDREIRA DE NORDESTE”



PERCURSO PEDESTRE “PONTA DA MADRUGADA- PEDREIRA DE NORDESTE”

Ponto de Partida- Miradouro da Ponta da Madrugada

Ponto de Chegada- Igreja da Pereira de Nordeste

Extensão- 3,5 km (aprox.)

Duração- 2h (aprox.)


O percurso pedestre inicia-se no Miradouro da Ponta da Madrugada, um dos pontos turísticos mais conhecidos e visitados do concelho de Nordeste. Do Miradouro da Ponta da Madrugada, inaugurado em Junho de 1969, para além de se poder vislumbrar o lugar da Pedreira, o majestoso Lombo Gordo e o sopé da Serra da Tronqueira, observam-se ainda as altas e escarpadas falésias litorais que predominam em todo o concelho de Nordeste .

Depois de uma breve mas muito íngreme descida chega-se à Praia do Lombo Gordo. A Praia do Lombo Gordo, tal como a zona onde se insere o percurso pedestre, está incluída no Biótopo do Programa Corine “Ponta da Madrugada/Costa Leste” que abrange uma faixa costeira com uma área de 374 hectares, entre o Faial da Terra e a Ponta do Arnel. Este biótopo, constitui, assim, um sítio de grande importância para a Conservação de Natureza e dos Recursos Naturais da Comunidade Europeia, e possui um elevado interesse do ponto de vista panorâmico, é um local importante para a nidificação de aves migradoras, como o cagarro (Calonectris diomedea borealis) e o garajau-comum (Sterna hirundo), é possível encontrarem-se treze endemismos de invertebrados e mantém alguma vegetação primitiva da ilha de São Miguel, com realce para sete endemismos, com destaque para a vidália (Azorina vidalii), malfurada (Hypericum foliosum), erva-leiteira (Euphorbia azorica), louro (Laurus azorica) e Spergularia azorica.

Depois de se caminhar sobre o calhau e de se atravessar a ribeira da Tosquiada, chega-se às primeiras casas da Fajã do Araújo. Ao longo da subida, os terrenos que marginam o caminho estão, ocupados por pastagens, mas também se observam terrenos cultivados, alguns dos quais com vinhas (Vitis labrusca). As sebes são essencialmente de canas (Arundo donax), embora também se observem sebes de buxeiros (Buxus sempervirens).

O percurso pedestre termina no adro da Igreja da paróquia de Nossa Senhora da Luz, situada na Pedreira, lugar da freguesia de Nordeste.
De acordo com a tradição, a actual igreja terá sido o resultado de grandes obras que levaram ao aumento da primitiva ermida. Não se conhece a data do início daqueles trabalhos, mas tudo leva a crer que terminaram em 1872.Sabe-se que, só depois de 1861, a primitiva ermida passou a ter sacrário e que a igreja da Pedreira passou a ter a sua pia baptismal e arquivo próprio, após concessão contida numa Provisão de 21 de Agosto de 1888.
A imagem de Nossa Senhora da Luz, padroeira do lugar, adquirida à custa de donativos dos paroquianos, é moderna mas muito expressiva. A propósito da referida imagem pode ler-se no Apontamento Histórico e Etnográfico de São Miguel e Santa Maria, publicado, em 1982, pela Direcção Escolar de Ponta Delgada: “Conta-se que aquando da chegada da nova imagem da Padroeira à igreja se registaram muitos milagres, como o que conheceu Justino Inácio Machado, aleijado de há muito e que naquele momento recuperara os movimentos”.
De fronte da Igreja, situa-se um pequeno jardim público com um coreto, inaugurados a 3 de Setembro de 1995. No jardim podem ser apreciadas, entre outras, as seguintes espécies botânicas: camélias (Camellia japonica), piracantos (Pyracantha angustifolia), azáleas (Rhododendron indicum), hortênsias (Hydrangea macrophylla), estrelícias (Strelitzia reginae) e castanheiro da índia (Aesculus hippocastanum).

Teófilo Braga

Terra Nostra, 271, 14 de outubro de 2005

Sem comentários: